www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
25/07/2019 - 14:34
Julho Amarelo - Câmara de Vereadores apoia campanha de prevenção a Hepatites Virais. Dia D em Costa Rica será segunda-feira (29) CAMPANHA
O Poder Legislativo costarriquense reforça neste mês de Julho a importância da prevenção contra às Hepatites Virais. Instituído por Lei no Brasil como “Julho Amarelo”, o mês é destinado para conscientizar sobre os riscos, alertar sobre as formas de prevenção e estimular as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A e B e a buscarem o diagnóstico precoce da doença.
 
No dia 29 de julho (segunda-feira) a Secretaria Municipal de Saúde de Costa Rica-MS promoverá o dia D da Campanha com um “Pit Stop” no semáforo da Feira do Produtor, às 17:30 horas, onde serão distribuídos materiais educativos sobre a Hepatite – sintomas e prevenção.
 
Conforme a secretária municipal de Saúde, Adriana Tobal, às vacinas contra Hepatite A (apenas uma dose para crianças a partir de 15 meses de vida até 4 anos, 11 meses e 29 dias) e B (população em geral) estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município. “A Hepatite é uma doença silenciosa e devemos ficar atentos aos sintomas. Neste mês vamos reforçar a importância da prevenção”, destaca Adriana.
 
O mês de julho faz referência à data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebração do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28 de julho).
 
HEPATITE
 
A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por um vírus ou por alguma reação do corpo a substâncias como o álcool ou remédios. Somente as hepatites por vírus são transmitidas de uma pessoa para outra.
 
Segundo o Ministério da Saúde, existem 5 tipos de hepatite:
 
Hepatite A – Deixa a pessoa fraca e indisposta. Os sintomas aparecem mais ou menos 30 dias após contrair o vírus.
 
Hepatite B – Pode levar anos até revelar o primeiro sintoma e pode curar sozinha sem tratamento. A doença pode ficar escondida e causar sérios problemas no fígado. Pode ser transmitida sexualmente.
 
Hepatite C – Parecida com a Hepatite B, a diferença é que a cura da C é mais complicada. Pode ser transmitida através do sangue utilizando materiais não esterilizados.
 
Hepatite D – A Hepatite D, ou Delta acontece mais na região amazônica. Só pega hepatite D quem já teve hepatite B. Ela é muito grave.
 
Hepatite E – É muito parecida com a Hepatite A. Também não traz complicações, mas deixa a pessoa fraca e indisposta. Ela costuma ser mais grave em gestantes.
 
SINTOMAS DA HEPATITE - Ainda que silenciosa, a hepatite pode apresentar sintomas tais como: mal-estar, fraqueza, dor de cabeça, febre baixa, falta de apetite, cansaço, náuseas e desconforto abdominal na região do fígado, icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas e urina escura.
 
PREVENÇÃO - Algumas medidas simples podem evitar a doença: lavar bem as mãos; ingerir somente água filtrada ou fervida; lavar bem os alimentos antes do consumo; sempre usar preservativos nas relações sexuais; evitar contato com sangue; exigir material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, dentários, salões de beleza, estúdios de tatuagem e colocação de piercing; não compartilhar agulhas ou seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, entre outros hábitos de higiene padrão.
 
DIAGNÓSTICO - O diagnóstico da doença é feito através de teste rápido e/ou sorologia.  Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esses testes para diagnóstico das hepatites B e C, e caso necessário, disponibiliza tratamentos para a doença, ambos os serviços são gratuitos. O teste rápido é uma forma simples e acessível de diagnosticar a doença e é feito por meio de punção digital. O resultado fica pronto em no máximo 30 minutos.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS