www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
02/08/2019 - 09:19
82ª Festa do Senhor Bom Jesus, o Santo Fujão da Capela será realizada de 02 a 04 de agosto, em Costa Rica
Foto: Reprodução
Redação
Em 2019 acontece a 82ª Festa do Senhor Bom Jesus, entre 02 e 04 de agosto. Na sexta-feira (02) a comunidade se reúne na missa especial de abertura, sobe o mastro e declara abertura da festa com o Baile Leilão de Prendas.
 
No sábado (03) a programação continua após a missa, e na madrugada de domingo (04) centenas de devotos e pagadores de promessa percorrem 22 quilômetros de Costa Rica até a Capela. No caminho, encontra 15 estações – pequenas capelas, onde os fiéis exercem a fé e renovam forças para seguir o caminho.
 
Além da caminhada a pé, há grupos de cavalgada e ciclismo com partidas em horários distintos, mas com o mesmo intuito: celebrar e agradecer ao Senhor Bom Jesus. A festividade se encerra no domingo com grande almoço e Leilão de Gado.
 
A lenda do Santo Fujão
 
Fé e folclore se misturam na tradição do Senhor Bom Jesus, que teve início no século XVIII com a chegada do Major Martin Gabriel de Melo Taques, e sua esposa, Ana Fausta Garibaldina de Melo Taques. O casal trouxe o santo para a região de Baús em 05 de agosto de 1838. Muito devota, Dona Ana fez uma pequena capela onde colocou imagens de diversos santos.
 
Com a morte da esposa o Major juntou suas coisas e pegou a estrada de volta para São Paulo, mas nunca chegou ao seu destino. No meio do caminho veio uma forte tempestade e um raio matou dois bois, justamente do carro que carregava a imagem do Senhor Bom Jesus. O fato foi entendido como um aviso dos céus e o Major decidiu voltar ao povoado e deixar a imagem por lá.
 
A tradição religiosa da família Melo Taques foi mantida pelos moradores da região, que resolveram construir uma nova igrejinha para abrigar o santo. No dia seguinte à mudança, a surpresa: o Senhor Bom Jesus havia voltado para a antiga capelinha. Assombrados, os moradores levaram o Santo Fujão novamente para a igreja construída, mas a imagem de cerca de 1,70 m de altura teimava em reaparecer na capelinha da zona rural. Para resolver de vez a questão, os devotos decidiram cortar os pés do Senhor Bom Jesus. E desde então ficou conhecido como Santo Fujão.
 
Todos os anos no primeiro domingo de agosto, os devotos mantém a tradição em homenagem ao Santo Fujão. Peregrinos do Brasil inteiro se encontram na caminhada da fé, que acontece de madrugada. Cerca de 1300 pessoas percorrem os 22 quilômetros entre a Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua na praça central de Costa Rica e a Capela do Nosso Senhor Bom Jesus.
 
Assecom/PMCR
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS