O Governo de Costa Rica – MS por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária realizam no período de 12 de agosto a 28 de setembro de 2019, a Campanha de Vacinação Antirrábica.
A imunização é gratuita e todos cães e gatos a partir de três meses de idade devem ser vacinados.
Conforme a secretária de Saúde Adriana Maura Maset Tobal, a Campanha de Vacinação Antirrábica será realizada de 12 de agosto a 03 de setembro na zona rural. O Dia D será em 28 de setembro na zona urbana. “Nosso objetivo é atingir um grande número de animais vacinados, para que desta forma evite a raiva”, complementou a gestora.
DIA D
Para a vacinação na zona urbana, a equipe de Vigilância em Saúde estará realizando no sábado, 28 de setembro de 2019, o Dia D da campanha que será realizado das 08 às 17h ininterruptos.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Laura Viviane G. de Oliveira Rodrigues, haverá sete pontos de imunização, sendo eles: Rodoviária; Praça Central; Praça da Vila Nunes; Mercado do Produtor; Praça do Sonho Meu III; Praça do Vale do Amanhecer e no Mega Atacadista.
“A raiva é transmitida por meio do vírus contido na saliva do animal infectado, pela mordedura e mais raramente pela lambida em feridas abertas, mucosas ou por arranhões. Em caso de ataque animal a recomendação é lavar o ferimento imediatamente com água e sabão e procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima para receber o tratamento adequado”, orienta a médica veterinária e fiscal sanitária Emilie Laborde Diedrich.
Confira abaixo o cronograma de vacinação na Zona Rural, no período de 12 de agosto a 03 de setembro:
12/08 – Região da Baús;
13-14/08 – Região da Lage; Capela; Gaúcho Pobre e Bolicho Seco;
15-16/08 – Região do Curralinho;
19-20/08 – Região da São Marcos; Cabeceira da Formiga e Monarca;
21-22/08 – Região do Morro Alto; Fazenda Planalto e Germinex;
23-26/08 – Região do Jauru; Guanabara e Piacatu;
27-28/08 – Região da Lagoinha; Serrinha e Cabeceira da Vaca;
29-30/08 – Região da Furnas do Indaiá e Bauzinho;
02-03/09 – Região da Macaúba e Formiga.
ASSECOM/PMCR
|