www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Polícia
16/08/2019 - 14:04
Com a MS-306, Estado quer atrair capital privado para novas concessões de rodovias
Foto: Edemir Rodrigues
Com a abertura do processo de concessão da rodovia MS-306, nesta sexta-feira (16), por meio de consulta e audiência pública do projeto, Mato Grosso do Sul entra em uma nova agenda de desenvolvimento em logística, destacou o secretário estadual de Governo, (Segov), Eduardo Riedel. Ao presidir a audiência pública, ele disse que o Governo do Estado busca criar uma infraestrutura rodoviária adequada para atender a cadeia produtiva.
 
“Estamos colocando Mato Grosso do Sul em uma nova era, garantindo uma malha moderna e com segurança para dar competitividade aos nossos produtos e atender os estados vizinhos”, completou, acentuando que o Estado também dá um passo importante ao se preparar para dar suporte ao volume de carga que será direcionado pela Rota Bioceânica, via Porto Murtinho. “Temos outros projetos para acelerar a atração do capital privado”, adiantou Riedel.
 
A audiência pública para discutir o projeto de concessão da MS-306 – a primeira rodovia estadual a ser privatizada – foi realizada no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA/MS), em Campo Grande, com a presença também do governador em exercício, Murilo Zauith. A estimativa do Governo do Estado é que até o fim do ano a concessão seja lançada na Bolsa B3, em São Paulo, pelo governador Reinaldo Azambuja.
Processo transparente
 
Segundo Eduardo Riedel, a modelagem da concessão apresentada ao mercado garante os investimentos integrais previstos para a rodovia, no valor de R$ 1,7 bilhão, no prazo de 30 anos, sem que haja riscos de não cumprimento do contrato, como ocorre hoje em algumas rodovias federais, dentre elas a BR-163. “O Governo tomou muito cuidado em apresentar um projeto bem estruturado para oferecer um bom serviço ao usuário e à sociedade”, observou.
 
Ao falar na abertura da audiência pública, o governador em exercício, Murilo Zauith, também realçou o compromisso do Estado em apresentar uma proposta viável e com transparência, com a garantia de tornar a MS-306 uma rodovia moderna e com fluidez para atender o fluxo de veículos. “Vamos privatizar uma rodovia de alto custo de manutenção e captar mais recursos para cuidarmos do resto da nossa malha, que tem 15 mil quilômetros”, frisou.
 
A audiência pública contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa; secretário estadual de Infraestrutura em exercício, Luiz Roberto Martins Araujo; procuradora-geral do Estado, Fabíola Marquetti; controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão; secretária especial do Escritório de Parcerias Estratégicas da Segov, Eliane Detoni; e o diretor-presidente da Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), Youssif Assis Domingos.
 
Economia: R$ 4 milhões
 
O projeto de concessão da MS-306 – a rodovia compreende 220 km, situada entre a divisa do Estado com Mato Grosso e Cassilândia, na região Noroeste -, detalha o cronograma de investimentos por etapas na via e estima uma economia ao Estado de R$ 4 milhões/ano, após a concessão. O volume de recursos hoje é aplicado na manutenção da rodovia, cujo fluxo de veículos é de 80% de caminhões, a maioria dos estados de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
 
O edital de licitação deverá ser publicado no mês de outubro desse ano. O critério de julgamento da licitação será o maior valor de outorga, que será revertido ao setor rodoviário por meio do Fundersul. Nos primeiros 12 meses, após a assinatura do contrato de concessão, estão previstas: limpeza das pistas e acostamentos, restauração preliminar do pavimento e da iluminação e troca de sinalização defasada, além de toda infraestrutura para operação.
 
As principais obras a serem realizadas são: implantação de acostamento, construção de terceira faixa em trechos críticos, adequação das interseções e novas rotatórias, implantação de retornos e adequação de pontes e viadutos e melhoria da travessia urbana de Chapadão do Sul com o prolongamento das vias marginais. Estão previstas três praças de pedágio, com tarifa básica de R$ 8,62, e instalação de moderno sistema de vigilância da rodovia.
 
Detalhamento digital
 
 
Eliane Detoni comanda o projeto
 
A melhoria da trafegabilidade, garantia de segurança e conforto aos usuários contará os seguintes serviços: um centro de controle operacional, responsável pela operação de 120 câmeras; oito radares fixos, sistema móvel de pesagem socorro mecânico (quatro guinchos), socorro médico (três ambulâncias), controle de tráfego, um caminhão-pipa para combate a incêndio e postos de atendimento. O sistema operacional vai gerar dois mil empregos.
 
Todos os documentos que subsidiaram a estruturação do projeto estão disponíveis, na íntegra, no site www.epe.segov.ms.gov.br desde o dia 1º de agosto e os interessados podem participar até dia 31 deste mês, encaminhando suas contribuições ao email [email protected]
 
Participaram também da audiência os prefeitos de Chapadão, João Carlos Krug, Jair Boni de Cassilândia e Nasser Abdallah, representando o Tribunal de Contas de MS.  
 
 Sílvio de Andrade (Subcom)
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS