O Governo de Costa Rica – MS por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciam neste dia 1º, terça-feira, a Campanha Outubro Rosa / Novembro Azul. Conforme o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, durante esses dois meses haverá ações especiais de saúde nas ESFs – Estratégia de Saúde da Família.
Para este mês das mulheres o calendário já tem atividades confirmadas durante todos os dias, e ainda, nos dias 09 e 23 de outubro todos as unidades de saúde estarão abertas no horário especial das 18h30 às 21h30 especialmente para receber as mulheres que trabalham durante o dia. “Assim também haverá uma programação especial para atender os homens, com dia e horário à serem definido”, explica a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, Daiane de Souza Pupin.
"Prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais. E é dever do poder público garantir o acesso aos serviços referenciados desde a primeira consulta até o tratamento adequado e eficaz no controle do câncer, seja de mama, seja de próstata", enfatizou a secretária de Saúde de Costa Rica, Adriana Tobal.
Outubro Rosa
Com o objetivo de promover a participação das mulheres nas ações de promoção, prevenção e detecção precoce para o controle do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade, o movimento internacional de conscientização para o controle da doença, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente e busca compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, de tratamento e para contribuir para a redução da mortalidade. (Fonte: INCA)
“O Outubro Rosa que é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher”, acrescentou a Adriana Tobal.
Daiane Pupin complementa que “é muito importante a participação das mulheres na campanha, inclusive, aquelas que ainda neste ano não realizaram a coleta do preventivo. Todas as mulheres que fizerem os exames ganham um copo personalizado da Campanha Outubro Rosa”, reforça a coordenadora da Atenção Básica.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, mulheres com idade entre 25 a 64 anos devem fazer a coleta do preventivo pelo menos uma vez ao ano. Em caso de recomendação médica a mulher pode fazer o exame em um intervalo de seis meses, quando houver alteração nos exames.
No Brasil, o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de pele. No mundo, é o que mais acomete mulheres. A campanha é simbolizada pelo laço cor de rosa, que representa a luta contra a doença.
ASSECOM/PMCR
|