A Câmara de Vereadores de Costa Rica promoveu Audiência Pública na última segunda-feira (14/10), onde a Secretaria Municipal de Saúde de Costa Rica – MS prestou contas a população e apresentou todos os procedimentos realizados durante o 2º quadrimestre de 2019.
Realizada no Plenário de Deliberações Vereador Simino Jorge de Oliveira, a audiência foi mediada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Averaldo Barbosa da Costa, que em seguida passou a palavra para a secretária de Saúde de Costa Rica, enfermeira Adriana Maura Maset Tobal e ao prefeito Waldeli dos Santos Rosa para conduzir a exposição dos resultados relativos a saúde do munícipio.
A audiência contou com a presença dos edis Rayner Moraes Santos (vice-presidente); Jovenaldo Francisco dos Santos (1º secretário); Claudomiro Martins Rosa (2º secretário); Ailton Martins de Amorim (líder do prefeito); José Augusto Maia Vasconcellos; Rosângela Marçal Paes; Lucas Lázaro Gerolomo e Waldomiro Bocalan.
Dentre os números apresentados pela Secretária de Saúde, o que chamou atenção foi a quantidade de pacientes que têm faltado nas consultas pré-agendas, exatas 1.748 pessoas deixaram de ir ao médico, 350 pessoas não realizaram o exame de ultrassonografias e 130 pessoas faltaram no transporte e consequentemente nas consultas agendas em Campo Grande – MS.
“Infelizmente é difícil se planejar e fazer uma saúde com mais qualidade, quando um número tão alto deixa de ir a uma consulta ou mesmo de fazer uma ultrassonografia. Nós não podemos aceitar que isso ocorra tantas vezes, por isso a partir de agora quem faltar somente terá sua remarcação após 60 dias ou caso a fila seja maior que esse período o mesmo vai para o final da ordem. Caso você não possa cumprir aquele agendamento, somente comunique a unidade de saúde por telefone com pelo menos um dia de antecedência que não haverá penalidades”, orientou o prefeito Waldeli ao fazer uso da palavra na audiência pública.
Ainda conforme os dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, no período de maio a agosto deste ano foram realizadas 40.074 consultas, 33.718 exames laboratoriais, 30.520 visitas domiciliares, 7.400 consultas com especialistas, 4.345 exames de Raio X e 2.396 exames de ultrassom.
A secretária de Saúde de Costa Rica, enfermeira Adriana Maura Maset Tobal, exaltou durante sua apresentação o aumento de mais duas especialidades que passaram a ter na cidade. “Agora contamos com os especialistas de otorrinolaringologista e urologista que atendem no CEM - Centro de Especialidades Médicas. Ao todo já contamos com 16 médicos especialistas atendendo a população costarriquense”, destacou.
Também marcaram presença o secretário de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, Paulo Renato Andriani, o assessor Legislativo Lourenço Felisbino de Paula, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Roney Hauck Rodrigues e a diretora da FHCR – Fundação Hospitalar de Costa Rica – Fernanda Berigo.
Cassiane Mews
|