www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
05/11/2019 - 07:39
Câmara de Costa Rica aprova três projetos de reforma administrativa da Administração Municipal
A Câmara de Vereadores já aprovou três projetos da reforma administrativa proposta pelo prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB). Em outubro, no dia 07, os vereadores aprovaram o novo Estatuto dos Servidores Públicos de Costa Rica (Projeto de Lei Complementar – PLC - nº 84). Já no último dia 21, os parlamentares aprovaram o novo Plano de Cargos e Carreiras dos servidores do Poder Executivo (PLC n°85) e o novo Plano de Cargos e Carreiras dos servidores do magistério (PLC nº 86).
 
O prefeito Waldeli propôs, ao todo, sete projetos que reformam a estrutura administrativa da Prefeitura e do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SAAE). Portanto, faltam quatro projetos para os vereadores votarem: a proposta que reforma o Plano de Carreiras do SAAE; o projeto que dispõe sobre a extinção, criação e definição dos cargos comissionados no âmbito do Poder Executivo Municipal; a proposição que regulamenta a contratação de servidores temporários; e o projeto que institui, no âmbito do Poder Executivo, o Código de Conduta Funcional dos Agentes Públicos de Costa Rica.
 
Conforme o prefeito, o principal objetivo da reforma administrativa é organizar e modernizar a estrutura da atual legislação, além de fazer algumas adequações pontuais de acordo com o que é praticado no país.
 
Os projetos de reforma administrativa estão sendo amplamente debatidos pelos vereadores, com a participação e contribuição do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Costa Rica (Simcor).
 
Durante a 37ª sessão, no dia 21 deste mês, mais de 20 professores da rede municipal de ensino acompanharam, no Plenário da Câmara, a discussão do novo Plano de Cargos e Carreiras do Magistério, e do novo Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores do Poder Executivo.
 
Os três projetos de reforma administrativa aprovados na Câmara foram sancionados pelo prefeito Waldeli e convertidos nas Leis Complementares nº 82/2019, nº 84/2019 e nº 85/2019, publicadas no dia 24 de outubros, nas páginas 01 a 58, do Diário Oficial Online de Costa Rica (DIOCRI).
 
Confira abaixo o resumo das principais mudanças trazidas nas três novas leis:
 
LC n. 82/2019: Reestrutura o regime jurídico dos servidores do Município de Costa Rica/MS. Principais mudanças:
 
 
 
1.                  Redução da jornada de trabalho com remuneração proporcional
 
Trata-se da possibilidade de o servidor efetivo requerer, por vontade própria, a redução de sua jornada de oito para seis ou quatro horas diárias, com remuneração proporcional. A concessão observará o interesse público e não poderá causar prejuízo para a Administração.
 
 
 
2.                  Licença por motivo de doença em pessoa da família
 
Aumento do tempo de licença remunerada. Antes, o servidor poderia licenciar-se para acompanhar familiar doente por até 60 dias remunerados. Agora, a licença garante a remuneração do servidor pelo período de até 12 meses, proporcional ao tempo da licença. A licença poderá se estender por até 24 meses no total.
 
 
3.                  Licença para adoção
 
Possibilidade de extensão da licença a casais homoafetivos e a pais solteiros, seguindo o atual entendimento da Justiça.
 
 
LC n. 84/2019 Reestrutura o plano de cargos e carreira dos servidores efetivos da Prefeitura Municipal. Principais mudanças:
 
 
1.                  Progressão funcional
 
Cria mais um nível de evolução. Até então, a evolução iria até a classe G (35 anos de serviço); agora, a evolução irá até a classe H (40 anos de serviço), tempo necessário para aposentadoria com a Reforma da Previdência.
 
Além disso, foram estabelecidos critérios para a evolução. Antes, isso ocorria automaticamente, com a mudança, a evolução dependerá de aprovação do servidor em avaliação anual. Isso permite o constante controle da qualidade do serviço e o contínuo aperfeiçoamento do servidor.
 
 
2.                  Manutenção dos atuais cargos e salários
 
Os cargos e salários foram mantidos como já eram, sem aumento de despesas para o Município.
 
 
LC n. 85/2019: Reestrutura o Plano de Cargos e Carreira dos Servidores do Magistério Municipal. Principais mudanças:
 
 
1.                  Adequação ao PCC Geral
 
Todos os servidores terão igualdade de direitos, seja do quadro geral, seja do magistério.
 
 
2.                  Cria mais um nível de evolução. Até então, a evolução iria até a classe G (35 anos de serviço); agora, a evolução irá até a classe H (40 anos de serviço), tempo necessário para aposentadoria com a Reforma da Previdência.
 
Além disso, foram estabelecidos critérios para a evolução. Antes, isso ocorria automaticamente, com a mudança, a evolução dependerá de aprovação do servidor em avaliação anual. Isso permite o constante controle da qualidade do serviço e o contínuo aperfeiçoamento do servidor.
 
 
3.                  Priorização da formação do professor
 
Os professores terão evolução de nível quando concluírem formação superior àquela do ingresso no cargo. Além disso, a tabela salarial foi reestruturada para corrigir algumas pequenas distorções que haviam, o que gerou um pequeno aumento na remuneração dos professores.
 
 
4.                  Criação de vagas
 
Foram criadas mais 100 vagas para o cargo efetivo de professor, permitindo, futuramente, a realização de concurso público para o preenchimento das vagas, conforme a demanda e a disponibilidade da Administração.
 
O presidente da Câmara, Averaldo Barbosa da Costa (MDB), pretende votar todos os projetos de reforma administrativa até o final do ano. No último dia 11 de outubro os vereadores aprovaram em primeira discussão o projeto de reestruturação do Plano de Carreiras do SAAE (PLC nº 87/2019) e a proposta que dispõe sobre a extinção, criação e definição dos cargos comissionados no âmbito do Poder Executivo Municipal (PLC nº 88/2019), também em primeira discussão. Os dois projetos voltam à pauta do Poder Legislativo costarriquense na próxima segunda-feira (11/11) para votação final.
 
 Assessoria/CMCR Cassiane Mews e Ademilson Lopes, com contribuição de Khayro Godoy.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS