www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
22/11/2019 - 08:53
Secretaria de Assistência Social de Costa Rica promove I Ciclo de Formação para Conselheiros Tutelares Eleitos
Foto: Reprodução
Com objetivo de promover orientações e estudos aos conselheiros tutelares eleitos, a SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social – e o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou no último dia 18 de novembro de 2019, o I Ciclo de Formação para Conselheiros Tutelares do município de Costa Rica – MS.
 
Conforme o secretário Municipal de Assistência Social, Leandro Bortolazzi, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa “nos orientou que sempre devemos promover formações como está para os conselheiros tutelares, para que haja sempre uma aproximação entre os gestores e o Conselho Tutelar. A formação teve como tema “Funções Legais e o Sistema de Garantia de Direitos”.
 
“Os temas da capacitação foram propostos de acordo com a realidade de nosso município, trabalhamos com assuntos referentes a política de atendimento a infância e adolescência e atribuições privativas a função de conselheiro tutelar, bem como, as formas de violações de direito e o papel das instâncias de justiça”, complementou Leandro Bortolazzi. 
 
Para o prefeito Waldeli dos Santos Rosa “essa é uma capacitação que vai dar formação para eles sobre a atuação de um conselheiro tutelar. Durante o encontro foi falado sobre toda conduta e a prática do profissional na qual encontra-se em consonância com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90 e a Resolução 170 do CONANDA são as referências para o conselheiro”, enfatizou o gestor.
 
Com duração de dois dias, a capacitação foi ministrada pela procuradora Jurídica do Município de Costa Rica – MS, advogada Renatta Silva Venturini Carrijo que abordou as Funções Legais do Conselheiro Tutelar; a assistente Social do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Célia Regina Benetti intercedeu sobre A Justiça da Infância e da Juventude; a técnica da Gestão SUAS, assistente Social Luana Oliveira da Silva falou sobre A Rede Sócio Assistencial e a Tipificação dos Serviços e para finalizar a secretária Executiva dos Conselhos Municipais, Soliane Rodrigues Anacleto que mediou sobre Política de Atendimento a Infância e Adolescência – Lei Municipal Nº 1.223/2015 – Diretrizes para o Funcionamento do Conselho Tutelar.
 
Os conselheiros tutelares eleitos tomam posse em 10 de janeiro de 2020 para um mandato de quatro anos (2020/2024) permitida recondução mediante novo processo eleitoral. 
 
O conselho tutelar é órgão autônomo, não jurisdicional, encarregado por realizar atendimentos a crianças e adolescentes que estejam em situação de risco, onde seus direitos constitucionais estejam ameaçados ou violados. 
 
ASSECOM/PMCR
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS