www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
17/12/2019 - 14:43
Integração e alegria marcam encerramento das atividades do grupo de Pilates do ESF Central, em Costa Rica
Foto: Reprodução
No último dia 11 de dezembro de 2019, a integração e alegria tomaram conta da confraternização que marcou o encerramento das atividades do grupo de Pilates do ESF – Estratégia de Saúde da Família – Central. 
 
Idealizado pela fisioterapeuta Thamara Chapuis, o Projeto foi promovido pelo Governo de Costa Rica – MS por meio da Secretaria Municipal de Saúde e ofereceu aulas gratuitas, atendendo cerca de 60 costarriquenses das unidades de saúde da cidade, bem como do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial.
 
A secretária de Saúde Adriana Tobal enfatiza que o projeto do Pilates oferece à população atividades que auxiliam na prevenção de doenças, colaborando na manutenção da saúde. “O grupo Pilates é muito importante para a saúde pública, notadamente relacionado com o desenvolvimento motor, por meio de atividades físicas, para a comunidade, na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, além de despertar a produção de endorfina, o hormônio do prazer e alto astral”, afirma a secretária Adriana Tobal.
 
Para a professora responsável pelo projeto, Thamara Chapuis, a atividade é uma maneira de prevenir doenças e auxiliar no bem-estar e manutenção da saúde. “Os exercícios garantem uma postura melhor, maior mobilidade, condicionamento, força e equilíbrio. As aulas contêm um sistema de exercícios que possibilita maior integração das pessoas no dia a dia", afirma.
 
Já o prefeito Waldeli dos Santos Rosa ressalta a importância do projeto na cidade. “Oferecemos essa atividade pelo primeiro ano à população costarriquense e nesse pouco tempo vimos o grande crescimento do projeto, que contribuiu para melhorar a qualidade de vida dos pacientes do SUS”, destaca o gestor ao complementar que o  maior sucesso de participação foi no Caps, "foi emocionante ver o número de pacientes que se interessaram pelas aulas de pilates", concluiu Waldeli.
 
“É uma atividade que além de ser terapêutica me faz bem e melhor”, conta a paciente Selma de Carvalho Federici, de 66 anos que frequentou as atividades do grupo de Pilates no ESF Central. "Algumas coisas eu não tenho condição de fazer, mas para mim é muito bom, pois me fez relaxar. Eu amei fazer as aulas, a melhora foi significativa, eu tinha muitas dores no corpo devido a um remédio que tomei contra o câncer. Também melhorou a labirintite, não consigo mais viver sem o pilates”, concluiu a usuária.
 
As aulas foram oferecidas gratuitamente para pacientes de fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia, com encaminhamento do profissional. Devido ao sucesso do projeto, a boa aceitação e crescente procura das aulas, a Secretaria Municipal de Saúde está avaliando a possibilidade de continuar o projeto em 2020.
Assecom/PMCR
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS