Informações do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) revelam que 90% dos acidentes poderiam ser evitados, a partir da direção defensiva.
De acordo com o chefe da Escola Pública de Trânsito, Marcos Alexandre, se os condutores colocassem em prática as regras básicas desse tipo de direção, apresentadas ainda nas aulas dos Centros de Formação, a estatística seria menor. “Essa forma de dirigir permite que o condutor reconheça, antecipadamente, as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com seu veículo e com outros usuários da via”, disse.
Ainda conforme Alexandre, a maioria dos casos acontece por imprudência, negligência, ou imperícia do próprio motorista. “São falhas humanas e nesse contexto podemos incluir a falta de atenção, que é um grande causador de acidentes, tanto em rodovias quanto no perímetro urbano”, informou.
Em 2019, até o início de dezembro, o Detran-MS havia registrado 35 mil infrações cometidas pelo uso do celular ao volante. “Isso também é algo relacionado à ansiedade, a uma certa mania de querer usar o telefone o tempo todo, não apenas para falar, mas na maioria dos casos, para mandar mensagens, o que prejudica totalmente a atenção ao volante”.
Sinal amarelo
Alexandre reforça que, outro detalhe interpretado de forma equivocada pelos condutores, é o sinal amarelo. Segundo o chefe da Escola Pública de Trânsito, ao contrário do que muitos pensam, a cor não indica atenção, mas o Manual de Sinalização de Trânsito traz a seguinte definição: Término do Direito de Passar.
“Claro que há situações que devem ser analisadas individualmente, mas o correto é obedecer e parar. Se estivermos respeitando os limites de velocidade impostos pela legislação municipal de não ultrapassar os 50 quilômetros por hora em Campo Grande, teremos tempo para observar tudo ao redor e evitar acidentes”, enfatizou. “Quanto mais devagar, mais tempo de reação você tem. Consegue ver, raciocinar e tomar a decisão de forma antecipada, o que é a base da direção defensiva”, advertiu.
Dicas de segurança
O Detran-MS ressalta a importância de estar sempre atento às condições do veículo. Confira algumas dicas:
*Faça manutenção periódica;
*Verifique o estado dos pneus;
*Verifique as condições do cinto de segurança;
*Use o cinto de segurança de forma correta;
*Tenha cuidados extras com as crianças;
*Verifique a suspensão;
*Examine a direção;
*Verifique sempre os freios;
*Respeite os limites de velocidade da vida
|