www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
30/01/2020 - 10:49
Fundersul leva mais de R$ 658 milhões em infraestrutura para o Estado, dentre elas a MS 223
Foto: Edemir Rodrigues
O Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul (Fundersul) aplicou, em 2019, R$ 481.840.538,92 em obras de infraestrutura e serviços em todo o Estado. Do total de recursos aplicados, a maior parte (48%) foi destinada à restauração, conservação e manutenção de rodovias.
 
Restauração com obras de drenagem recebeu 15% do valor do fundo, a implantação e pavimentação  de rodovias ficou com 24% do montante, e  7% do recurso foi aplicado na reforma e manutenção de pontes. Os outros 6% restantes foram investidos em contrapartidas, apoio técnico para fiscalização e controle de qualidade, projetos executivos, manutenção de equipamentos e equipes de trabalho. O Fundo ainda encaminhou R$ 176.954.680,30 aos municípios de Mato Grosso do Sul. Se somado os valores – de investimento e repasse ao municípios-,  o montante ultrapassa R$ 658 milhões.
 
O balanço de destinação dos recursos foi apresentado na manhã dessa terça-feira (28.01), para o Conselho de Administração do Fundersul. Conforme os dados, o Governo do Estado tem priorizado os investimentos na manutenção da infraestrutura rodoviária, garantindo trafegabilidade em qualquer época do ano e, principalmente, o escoamento da produção de matéria prima e industrializados – de acordo com principal objetivo do fundo.
 
“Atuamos com  frentes prioritárias e que estão dentro das diretrizes daquilo que o Estado prioriza para a competitividade econômica. E foi assim que mantivemos a destinação dos recursos”, destacou o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Murilo Zauith.
 
O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel,  afirmou que grande parte dos recursos são aplicados em manutenção e pavimentação, além da infraestrutura urbana. “O  Fundersul é direcionado para  infraestrutura rodoviária, então temos um volume muito importante de recursos aplicados na manutenção das estradas estaduais, um volume importante aplicado na pavimentação de rodovias,  além do recurso destinado à infraestrutura urbana.
 
No Conselho detalhamos os valores de cada um dos investimentos, discute-se o direcionamento e aprovamos a prestação de contas do plano de aplicação do Fundersul”, explicou.
 
Segundo Riedel, a  manutenção é o que demanda mais investimento, já que são mais de 8 mil quilômetros de estrada. “Precisamos estar permanentemente trabalhando para manter as rodovias em condições de tráfego, em função das safras, em função do movimento econômico do Estado. E ao mesmo tempo vamos pavimentando para poder melhorar a performance de toda a estrutura logística. O balanço foi positivo. O Fundersul cumpre um papel fundamental na aplicação de recurso para infraestrutura”, disse o secretário.
 
Dentre as obras que receberam recursos do Fundo, estão projetos em execução e outros já concluídos e entregues à população. Nessa lista destacam-se a pavimentação de 42 km da MS-379 (Laguna Carapã); pavimentação e drenagem de 32 km da MS 223 (trecho de Costa Rica a Figueirão); implantação e pavimentação de 18 km da MS-450 (Aquidauana – trecho Palmeiras/ Piraputanga/ Camisão); pavimentação da MS-258 (Sidrolândia), implantação e pavimentação da MS-339, em Bodoquena (Serra das Três Cruzes), implantação e encascalhamento de 65 km das MS-228 e MS-423, em Corumbá, além de importantes pontes como Rio dos Velhos e Vacadiga.
 
“O Fundersul é a principal fonte de arrecadação para investimento na infraestrutura do nosso Estado, por isso ele é essencial”, afirmou o superintendente de Planejamento e Gestão de Obras Públicas da Seinfra, Paulo Cesar Limão Montilha.
 
Para o próximo ano, Riedel salienta que as prioridades seguirão as diretrizes já trabalhadas no Fundersul. “A prioridade é pavimentação, pontes de concreto. Vamos manter a diretriz em cima daquilo que o Estado entende como prioritário para gerar maior competitividade para o setor produtivo. Temos três portos sendo construídos em Porto Murtinho, temos um eixo logístico sendo direcionado, do ponto de vista de grãos, para aquela região e temos uma região de desenvolvimento de formação de proteína animal (frango e suíno). Tudo isso tem que ser levado em consideração, e é técnico, para que a gente gere maior competitividade no setor produtivo. E ao mesmo tempo temos o desafio de cuidar da manutenção dessas estradas estaduais”, disse o secretário Riedel.
 
A análise técnica e parecer da Prestação de Contas referentes às obras e serviços executados em 2019 com recursos do Fundo ainda será entregue ao governador e na sequência encaminhado à  Assembleia Legislativa para aprovação.
 
Sobre o Fundersul
 
Criado pela Lei 1.963, de 11 de junho de 1999, o Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul (Fundersul) tem como objetivo melhorar a infraestrutura rodoviária do Estado e municípios.
 
 
 
Luciana Brazil,Assecom (Agesul)
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS