A Escola Superior de Advocacia em conjunto com OAB (Ordem dos Advogados do Brasil Seção Costa Rica/MS) estará realizando palestra com o tema: Ciberterrorismo na próxima terça-feira (18), ás 18 horas no plenário do Tribunal do Júri, localizado no anexo ao prédio do Fórum. O juiz Marcus Abreu de Magalhães, da 2ª vara da comarca de Costa Rica, vai ministrar a palestra.
Onde serão discutidos os aspectos penais na era da informação, também será abordado os crimes cibernéticos, em especial aqueles praticados com uso da Internet. De acordo com as informações a iniciativa é para reforçar a missão de interiorizar o ensino jurídico e fomentar a atualização dos advogados.
O que é cyberterrorismo? “É o uso premeditado de atividades destrutivas ou sua ameaça contra computadores ou redes”.
De acordo com o juiz, um ataque cibernético pode ser disparado de qualquer lugar do mundo, com a facilidade de ser imune à persecução criminal, disse o magistrado. O presidente da (OAB), Adriano Martins da Silva informou que essa é a primeira de uma série de palestras programadas pela para o ano 2020, “queremos realizar uma por mês, e com autoridades locais”. De acordo com ele para o mês de março já há outra palestra confirmada. As palestras são voltadas apenas para os profissionais do direito e tem o intuito de aprimorar e aperfeiçoar os trabalhos dos profissionais na região.
O delegado da ESA em Costa Rica Ramiro Piergentile Neto, falou ao Hora da Noticia "Esses ciclos de palestras trazem conhecimento aos advogados, a Escola Superior da Advocacia não tem medido esforços, várias paletras de diversos temas foram ministrados em nossa Comarca e quando tivemos a ideia de convidar nossos magistrados e promotores a ideia foi bem recebida na ESA, a assiduidade dos advogados tem sindo fundamental para conquistarmos esse apoio, Já trouxemos professores, advogados, juiz, promotor e um desermbargador", contou o jovem advogado.
A carga horária é de quatro horas e será emitido certificado online. As palestras são gratuitas, as inscrições são feitas exclusivamente através do site http://www.esams.org.br. Mais informações através do telefone: (67) 3342-4000 ou (67) 98111-0970
Currículo do Palestrante: Marcus Abreu de Magalhães
Formação Acadêmica
Mestrando em Legal Studies – área de concentração Compliance (AMBRA – Orlando); Especialização em Controle de Constitucionalidade e Direitos Fundamentais (PUC-Rio); Curso de Investigação de delitos econômicos e financeiros (École Nationale de la Magistrature – Paris); Graduação em Economia e Direito na Universidade de Brasília
Formação Profissional
Juiz de Direito vinculado ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul desde 2006; Juiz Eleitoral.
Secretário do Comitê Gestor do Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário (CNJ 2014); Auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ 2013-14); Parecerista da Revista do Serviço Público – RSP – ENAP (2008-2010); Inspetor Substituto, Diretor, Assessor, Analista no Tribunal de Contas do Distrito Federal; Consultor na McKinsey & Company; Analista na Divisão de Auditoria e Fiscalização no Banco Central do Brasil.
Coautor da obra Cyberterrorismo – a nova era da criminalidade (Marcus Abreu de Magalhães e Spencer Toth Sydow) publicada pela Editora D’Plácido em 2018.
|