A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo segue até 13 de março 2020, em Costa Rica. Conforme orientação da Secretaria Municipal de Saúde, podem receber a imunização crianças e adolescentes de 05 a 19 anos (19 anos, 11 meses e 29 dias).
“O objetivo desta ação é garantir a devida proteção a população contra o Sarampo e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no País, sendo este um passo importante para recertificação da eliminação da doença no Brasil”, destacou a secretária Municipal de Saúde, enfermeira Adriana Maura Maset Tobal.
Todas as ESFs – Estratégia de Saúde da Família – estão preparadas para receber e imunizar as crianças e adolescentes.
A segunda etapa da campanha ocorre no período de 03 a 31 de agosto e terá como público alvo pessoas com idade entre 30 a 59 anos (59 anos, 11 meses e 29 dias. O dia D de mobilização Nacional será em 22 de agosto.
Segundo a gerente técnica de Vigilância Epidemiológica, Ellen Patrícia Rodrigues de Souza Pavan, o Sarampo permanece ativo no País e diante da necessidade de proteger a população contra a doença, neste ano, o Ministério da Saúde, vai realizar a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo.
“O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após”, alerta Ellen Patrícia.
ASSECOM/PMCR
|