Pelo menos dois batalhões da Polícia Militar em Fortaleza continuam fechados nesta quinta-feira (20), segundo dia seguido de paralisação de parte dos policiais militares no Ceará. Na quarta-feira (19), unidades foram atacadas por grupos de pessoas encapuzadas e mascaradas que levaram carros da polícia e furaram, rasgaram e esvaziaram pneus de veículos oficiais e particulares.
Até as 9h desta quinta-feira, estavam fechados o 18º Batalhão da Polícia Militar, no Bairro Antônio Bezerra; e o 17º Batalhão da PM, no Conjunto Ceará, ambos na capital.
Por causa da paralisação, equipes da Guarda Municipal e da Polícia Civil reforçam a segurança nas ruas de Fortaleza e de Juazeiro do Norte. Um policial militar foi preso nesta quinta-feira (20) após incendiar um veículo particular na cidade de Crato.
Além disso, tropas da Força Nacional embarcaram nesta quinta-feira (20), no hangar da Polícia Federal em Brasília, em direção ao Ceará. Parte dos agentes viajam em um avião que decolou por volta das 8h. A chegada está prevista para 10h45. A outra parte tem embarque marcado para as 15h.
Na segunda-feira (17), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou a ilegalidade de atos grevistas da categoria. Em 2017, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que é inconstitucional o direito de greve de servidores públicos de órgãos de segurança e proibiu qualquer forma de paralisação nas carreiras policiais.
Cronologia do motim de policiais militares no Ceará
Cid Gomes baleado
Nesta quinta-feira (20), o senador licenciado Cid Gomes (PDT-CE) deixou a Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Hospital do Coração, em Sobral. Ele teve alta para a enfermaria, onde permanecerá internado após ter sido baleado, nesta quarta-feira (19), em um motim de policiais. Quando foi atingido, Cid tentava furar um bloqueio feito no 3º Batalhão da Polícia Militar do município com uma retroescavadeira.
De acordo com o boletim divulgado pela instituição na manhã desta quinta-feira (20), o quadro de saúde de Cid "evoluiu sem intercorrência nas últimas horas, mantendo-se hemodinamicamente estável e com padrão respiratório normal".
Após o ocorrido com Cid na tarde de quarta-feira (19), a Secretaria da Segurança Pública do Ceará informou que equipes do Comando de Polícia de Choque (CPChoque) foram direcionadas ao 3º batalhão e que os agentes que estavam no local fugiram.
Nesta quinta-feira (20), o batalhão de Sobral funciona de forma parcial. A retroescavadeira usada por Cid permanece na frente do local e parte da equipe de policiais está nas ruas.
|