Mesmo ainda não tendo registrado nenhuma suspeita de contaminação pelo “coronavírus (Covid-19)” a prefeitura de Costa Rica/MS tomou medidas drásticas no sentido de conter a chegada da doença na cidade. O prefeito Waldeli dos Santos Rosa, (MDB) publicou medidas no último dia 23 de março no Diário Oficial do Município determinando o fechamento das vias de acessos a cidade como forma de minimizar o risco de contaminação da população.
As forças de segurança que prestam serviços na cidade como (PM) Polícia Militar e Polícia Civil serão os responsáveis por fazer cumprir a ordem do chefe do executivo municipal.
Outra medida tomada foi o fechamento das escolas municipais no último dia 23 de março até o dia 05 de abril, com aulas presenciais em todas as instituições educacionais da rede municipal de ensino.
Outras Medidas:
No transporte coletivo rural deverá ser acomodado um passageiro por poltrona (banco), de modo que não haja proximidade ou contato físico entre os passageiros, informou o prefeito. Ele disse: “moradores da cidade que estiverem viajando pra outras localidades deve ficar na quarentena ao retornar”.
Outra medida adotada é o “toque de recolher”, as pessoas devem estar em casa das 20 horas até ás 06 horas.
No pátio da Fundação Hospitalar foi montada uma tenda para atender pacientes com sintomas respiratórios. O hospital conta com cinco leitos semi- Intensiva para pacientes mais graves que serão intubados.
Comércio
Os supermercados deverão controlar o fluxo de pessoas no interior do estabelecimento, na proporção de 01 pessoa a cada 10m².
O prefeito lembrou que a decisão de abrir o comércio local é dos próprios donos de lojas, ”o comerciante que decidir se prevenir e fechar as portas será uma atitude louvável” destacou.
Para bares, lanchonetes e conveniências foi adotado medida para evitar aglomerações, o consumo de bebidas e lanches está proibido no local, os clientes devem ser atendidos no sistema deliver ou as pessoas adquirem os produtos e vão para casa.
Os hotéis foram orientados a informar para a Vigilância Sanitária do Município o recebimento de hóspedes vindos de outras regiões ou país. Pessoas vindas de outros países estão proibidas de entrar na cidade, informou o prefeito.
A secretaria de saúde do Município Adriana Tobal, vai informar através de boletins diários os casos registrados ou suspeitos da doença no município.
|