Os moradores do Bairro Sonho Meu III no centro de Costa Rica estão assustados e procurando caminhos para evitar a construção de uma cadeia com capacidade para cerca de 30 presos em um terreno localizado no bairro. O prefeito Waldeli dos Santos Rosa (PMDB), ofereceu o terreno para ser doado ao Estado para a construção de uma delegacia e celas. O Secretário de Justiça e Segurança Pública Wantuir Jacini aceitou e o prefeito já encaminhou nesta segunda-feira (26) o pedido de doação para a Câmara de vereadores para ser aprovado pelos vereadores. O que deve acontecer na semana que vem.
Jacini esteve em Costa Rica no último dia 15 de maio, visitou a delegacia de polícia e se comprometeu em construir uma nova delegacia dotada de celas com segurança reforçada para abrigar os presos. As autoridades alegam que o local escolhido é provido de rede de esgoto e a infra-estrutura necessária para a instalação.
Os moradores do bairro Sonho Meu III não foram consultados pelo poder executivo antes de fazer a doação numa tentativa de empurrar goela abaixo sem que as pessoas tenham o direito de opinar sobre a construção. O projeto foi encaminhado a Câmara municipal sem que uma audiência pública fosse realizada. Nenhum vereador levantou a discussão na tribuna da casa de leis, o que se viu foi parabéns e parabéns, sem nenhum questionamento.
O Hora da Notícia conversou com alguns moradores do bairro para saber deles a opinião sobre a construção da cadeia ou celas como está sendo chamado. As celas como disse o secretário devem abrigar 30 presos, porém como é de conhecimento da sociedade nenhuma cadeia no Estado abriga a quantidade de presos para a qual foi construída, sempre o triplo do permitido.
Opiniões:
Kalista Aparecida Lucena, moradora a Rua Ceará nº. 132, vê problemas para os moradores do bairro com a construção, “ essa cadeia aqui no bairro vai trazer perigo para os moradores, “eu não gostaria de jeito nenhum de ter cadeia aqui no bairro, eles que levem para outro lugar”.
Julio Alves da Silva, morador a Rua Ceará nº. 207 é totalmente contra a construção e sugere que as autoridades municipais encontrem outro local que não seja no centro para construir as celas. “Ninguém aqui no bairro quer, tem outros lugares para construir cadeia”.
Paulo Renato, morador a Rua Maria C. Silva, em frente ao terreno onde será edificada a obra informou que se for consultado será contra a construção.
Sandra Regina Zatti, moradora a Rua Josina Garcia de Melo nº. 1.744 é totalmente contra a instalação da cadeia e disse não concordar com a iniciativa das autoridades, “para tirar de onde esta deixa lá mesmo” , ela conclui dizendo “isso é um absurdo, vamos ter que aceitar o que os vereadores querem”.
Núbia Pereira Souza Rocha, moradora a Rua Ceará nº.438 sugere que seja construído no local uma escola ou creche. “Eles estão tirando a cadeia do centro e trazendo para nosso bairro”. Núbia pondera dizendo que os moradores aceitam a delegacia, cadeia não.
A prefeitura fez a doação de cerca de 184 terrenos no bairro Sonho Meu III para serem construído casas para famílias de classe média. O terreno onde será construída a delegacia e a cadeia foi doado ao Corpo de Bombeiros Militar que acabou não sendo instalado no município. Hora da Notícia. |