Autoridades municipais de Costa Rica inauguraram na manhã desta quarta-feira, 06 de maio de 2020, a primeira ala de UTI - Unidade de Tratamento Intensivo - da região Norte do Estado - com 10 leitos adultos instalados na Fundação Hospitalar (FHCR) que irá atender possíveis pacientes infectados pelo novo Coronavírus.
Com o novo espaço que tem como homenageado um dos primeiros diretores-financeiros da Fundação Hospitalar, Alberto de Oliveira Rodi (in memoriam), será possível atender, neste primeiro momento possíveis pacientes infectados pelo Covid-19 e posteriormente serão transformados em leitos geral adulto junto ao Ministério da Saúde para receber pacientes com AVC – Acidente Vascular Cerebral – infartados, politraumatizados, de Costa Rica e cidades vizinhas.
Emocionado, em seu pronunciamento o prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa (MDB), agradeceu direto e indiretamente todos os envolvidos em mais esse sonho realizado. “O que temos para hoje é gratidão. Inauguramos nesta manhã a primeira ala de UTI da Região Norte com 10 leitos adultos. Este sonho só foi possível com empenho da secretária de saúde Adriana (Adriana Tobal), do engenheiro Renato (secretário de obras Renato Barbosa de Melo) e equipe, da diretoria da FHCR, de todos os vereadores que foram unanimes em aprovar o repasse do Governo Municipal à FHCR. E ainda, do amigo e companheiro secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, do governador Reinaldo e também do presidente Bolsonaro e ministro da Saúde Nelson”, disse o prefeito.
Em nome de todos os vereadores o presidente da Câmara de Costa Rica, Rayner Moraes Santos (MDB), contou sobre o envolvimento do Legislativo nas ações para a construção dos leitos de UTI. “Em sessões extraordinárias os vereadores aprovaram projetos importantes como a liberação de R$ 1,2 milhões para a construção dos 10 leitos (no dia 03 de abril) e na noite de ontem (05) a aprovação do projeto que leva o nome da ala de UTI, Alberto de Oliveira Rodi, inaugurada nesta manhã. Nessa situação de pandemia, somos solidários com as necessidades da nossa população. Quero gradecer o prefeito a confiança depositada no Legislativo Municipal. Parabéns Waldeli e a toda sua equipe, que possamos passar por essa pandemia nos tornando ainda mais fortes”, concluiu Rayner.
Comovida, a secretária de Saúde de Costa Rica, Adriano Tobal, enfatizou que com essa nova ala será possível reduzir significativamente os deslocamentos para os grandes centros. “Agradeço o prefeito Waldeli por acreditar em mais este sonho realizado, o secretário de Obras Renato e sua equipe que se empenhou para construir a obra em 30 dias, os vereadores que aprovaram por unanimidade o repasse à Fundação Hospitalar, ao amigo Geraldo Resende que mesmo não podendo estar presente nesse importante momento fez questão de participar da live e claro ao governador Reinaldo Azambuja. Tenho orgulho em ser servidora do Estado de Mato Grosso do Sul há mais de 30 anos. Em dezembro entrego a pasta de cabeça erguida”, concluiu Adriana Tobal.
Atendendo as medidas de precaução ao Covid-19, com o uso de máscara e respeitando o distanciamento social, participaram da cerimônia de inauguração os vereadores 1ª secretário Jovenaldo Francisco dos Santos (PL), 2º secretário Claudomiro Martins Rosa (MDB), os vereadores Lucas Lázaro Gerolomo (PL), Ronivaldo Garcia Cota (PSDB), Waldomiro Bocalan (PL), Antonio Divino Félix (PL) e as vereadoras Manuelina Martins Cabral (MDB) e Rosângela Marçal Paes (PL),
A Obra
Em 30 dias o Governo de Costa Rica construiu a nova ala da Fundação Hospitalar que será inaugurada nesta quarta-feira (06). O projeto foi elaborado pelo Departamento de Engenharia do Município com orientação do arquiteto do Governo do Estado, Patrick Machado.
Conforme o secretário Municipal de Obras Públicas, engenheiro Civil Renato Barbosa de Melo, responsável pela construção da nova ala que tem 250 metros quadrados na FHCR com dois banheiros e uma sala de descanso para o médico e o companheiro de plantão. “O prefeito deu a missão de entregar a obra em 30 dias e graças à boa equipe, com bons funcionários conseguimos cumprir com sucesso essa missão”, comemora o gestor.
Convênio
Essa conquista se deu por meio de um Convênio assinado entre o Governo Municipal a Fundação Hospitalar de Costa Rica, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da SES – Secretaria de Estado de Saúde e o Governo Federal através do Ministério da Saúde.
O repasse no valor de R$ 1,2 milhões à Fundação Hospitalar foi aprovado por unanimidade pelos vereadores de Costa Rica em sessão extraordinária. O recurso está sendo utilizado para construção da nova ala com 10 leitos adultos de UTIs. Além disso, serão adquiridos móveis, equipamentos e insumos para o funcionamento das unidades.
ASSECOM/CMCR
|