Cleverson ALves dos Santos
O governador Reinaldo Azambuja, (PSDB) assinou decreto (decreto “P” N. 494, de 3 de junho de 2020) publicado no Diário oficial do estado autorizando o afastamento do delegado de polícia civil, Cleverson Alves dos Santos da titularidade da unidade policial de Costa Rica/MS. O policial está se desincompatibilizando da função pública para disputar o cargo de prefeito em Costa Rica/MS.
No mês de janeiro último o delegado Cleverson se filiou no PP (partido Progressista) visando se tornar pré-candidato a prefeito em Costa Rica, em uma coligação que se desenha entre os partidos: PSDB, DEM e PSD.
Cleverson, presta serviços em Costa Rica a cerca de 11 anos, nesse período de tempo ganhou a simpatia da população, ele fez com que as pessoas que procuram a delegacia se sentem acolhidos com a resolução de suas demandas.
O delegado disputou uma vaga para deputado estadual nas últimas eleições e recebeu 3.499 votos em Costa Rica. O bom desempenho fez com que o governador o convidasse para disputar a eleição para o cargo de prefeito. Ele tem o apoio total do governador Reinaldo Azambuja e de todas as lideranças do PSDB, assim como dos partidos da coligação.
O delegado ressalta que a medida de isolamento social é necessária para combater o Coronavírus (COVID 19), “isso foi um verdadeiro balde de água fria, mas vamos seguir firmes, passaremos por essa fase difícil”, disse.
Ele disse acredita que a data para a realização das eleições deve ser prorrogada para o mês de dezembro de 2020, “agora como pré-candidato vou fazer o plano de governo junto com a comunidade e os partidos aliados”. "Vamos agora para um novo projeto que será a prefeitura de Costa Rica", afirmou.
O delegado Gustavo Mendes da Silva, 29 anos assumiu como titular na delegacia de Costa Rica, “ele é um delegado extremamente competente e comprometido com seu trabalho, em Costa Rica a vigilância tem que ser permanente, porque a bandidagem não descansa, “com certeza o Gustavo terá o apoio da população assim como eu tive”, concluiu Cleverson.
Dados
“Quando retornei há cerca de seis meses atrás para prestar serviços em Costa Rica havia cerca de 900 inquéritos em andamento, reduzimos para cerca de 600 tramitando nos cartórios da delegacia". informou Cleverson.
O combate ao tráfico de drogas na cidade foi um grande desafio que conseguimos.
Ele ressalta que é preciso urgentemente reativar os projetos sociais no município, “o número de pessoas que consumem droga é muito alto em diferentes classes sociais, tem na classe de baixa e pessoas de renda mais alta também”, explicou.
Cleverson observou que os programas de combates a violência estão sendo abandonados, “eles se baseia no tripé da prevenção, repreensão e recuperação”. Trabalhei na repreensão, mas não basta.
“Hoje 70% dos boletins de ocorrência são por violência doméstica, ”Costa Rica necessita de uma delegacia da mulher”, disse.
Cleverson, assumiu a delegacia em abril 2010 sob forte pressão da população uma vez que a cidade vivia o descontrole no tráfico de drogas e furtos na cidade, “os desafios eram inúmeros, trabalhar em quase 500 inquéritos instaurados, entre eles a conclusão do Inquérito referente á execução do advogado Nivaldo Nogueira de Souza.
Na disputa pela prefeitura o adversário de Cleverson é Emerson Leandro Bortolazzi, 41 anos e paranaense da cidade de Paraíso do Norte. Filiado ao MDB entra na política pelas mãos do tio o prefeito, Waldeli dos Santos Rosa.
Cleverson Alves dos Santos, 49 anos é natural do Estado Bahia, casado,com Gilmarcia Silva Pereira, pai de duas filhas e formou se em direito pela Universidade Euro-Americana.
Cleverson, é especialista em direito penal pelo Instituto Processos de Brasília, Doutorando em Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires na Argentina, Especialista em psicologia positiva. Analista comportamental, Palestrante profissional formado pela Academia do Palestrante de São Paulo em Coach.
Policial há 29 anos, trabalhou durante cinco anos na Polícia Militar do Estado da Bahia, outros 14 anos na Polícia Militar do Distrito Federal.
Ele idealizou e colocou em prática o programa “Costa Rica Sem Drogas” que foi reconhecido no país, muitas palestras foram proferidas no Brasil sempre visando o combate ao tráfico de entorpecente. De acordo com ele o programa se baseia no tripé da prevenção, repreensão e recuperação.
|