Marilete Bertuol Gazoni,Elisete Obara,Cristiane Rodrigues de Freitas e Jesus Aparecido A Conferência Intermunicipal de Educação realizada no município de Costa Rica encerrou por volta das 17 horas desta quarta-feira (24) com um coquetel. Metas foram estabelecidas para serem discutidas na conferencia estadual, foram escolhidos oito delegados e quatro suplentes para representar os municípios no segundo semestre desse ano,e a conferencia nacional em 2010. A Secretária Municipal de Educação de Costa Rica Marilete Bertuol Gazoni disse ao Hora da Notícia estar otimista, “como educadora acredito que a educação se volta para a integração da sociedade nas três esfera de governo”.
Gazoni ressaltou a importâncias dos representantes de três municípios vizinhos que participaram da 1ª conferência: Chapadão do Sul; Alcinópolis; e Figueirão. No enceramento Gazoni ofereceu artesanato produzido no município aos visitantes. O professor e presidente da Câmara Municipal de Chapadão do Sul, Guerino Perius, (PSDB) participou de toda a conferência e disse acreditar que o primeiro passo foi dado com a conferência, “é importante fazer atingir todos os seguimentos da educação, os educadores que passaram por aqui estão todos representados pelas bases, assim acontece com uma sociedade organizada”. Guerino concluiu dizendo acredita que foi discutidos problemas locais, “agora podemos chegar a esfera maior, no futuro e teremos gestores comprometido com a educação”. Ele deixou o encontro otimista pelo nível das discussões que envolveu a estrutura e autonomia dos gestores, “isso traz qualidade”. Para o vereador do Município de Alcinópolis, Aloísio Pereira, (PMDB) a conferência foi a oportunidade dos municípios discutirem os problemas locais, “estamos podendo discutir a nossa realidade, para que o governo possa trabalhar com ela é fornecer os meios que a educação realmente necessita”.
Já a Secretária de Educação Elisete Obara contou que os professores da rede municipal de Chapadão do Sul estão capacitados como educadores,o sistema Apostilado “Positivo” foi implantado esse ano da pré-escola até o 2º ano,o município tem 3.100 alunos,dos as escolas estão informatizadas. Segundo Obara o transporte escolar da zona rural de Chapadão conta com uma frota de 26 ônibus próprios e sete terceirizados, a maior distancia que os alunos percorrem para chegarem à escola é de 75 km. Ela destacou que a educação no município vem ganhando qualidade, “vejo que estamos em ascendência na educação, é uma luta constante”, disse.
Hora da Notícia
|