A Secretaria de Saúde do Município de Costa Rica/MS é a mais complexa e sensível uma vez que a demanda de pessoas com patologias da mais diferentes necessitam de atendimento, assim como administrar os programas inerentes a pasta são tarefa que exigirá competência e dedicação diuturnamente da secretária, Juliana Oliveira Dias Corrêa, 44 anos, formada em Terapia Ocupacional pela Universidade Católica Dom Bosco no ano 1999.
Para o prefeito eleito, Cleverson Alves dos Santos, (PP) essa foi à secretaria que exigiu uma analise minuciosa para chegar ao nome de Juliana, que agrega os requisitos para fazer uma saúde de acordo com as expectativas da população.
Juliana vai administrar a secretaria com maior orçamento do Município, (24,17%) ou seja, R$ 40.767.200,00. As demandas são muitas, o prefeito eleito elencou durante sua campanha projetos que em sendo implantados irá dar qualidade de vida para a população.
Cleverson disse durante o anúncio do secretariado no último dia 30 de dezembro: “quero um governo sem rancores, sem perseguições, podemos dizer não, mas de uma forma não ríspida, não aceitarei que as pessoas sejam mal tratadas”. Essa fala mostra que ele está preocupada com a dignidade das pessoas e quer tratamento de excelência para os contribuintes.
Essa será a “prova de fogo” para a doutora Juliana que terá que por o dedo em um véspero.
A secretaria é de família tradicional da cidade, esposa do dentista Jairo Corrêa Ribeiro, mãe de dois filhos, religiosa ela se apresenta como uma pessoa simples e acessível. Ela e sevidora pública na secretária de saúde desde de o anos de 2002.
De acordo com o currículo da secretária ela é Pós-Graduada lato sensu em Atenção Básica em Saúde da Família pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
O histórico de dedicação a saúde vai além: “Concluiu o curso de capacitação de profissionais dos Núcleo de Apoio à Saúde da Família -NASF do Mato Grosso do Sul, realizado pelo programa de Pós-Graduação em saúde da família/CCBS da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Realizou curso de Pós-Graduação (LATO Sensu), em curso de Especialização em Didática e Metodologia da educação básica e superior.
A formação da futura secretária da a ela nohall para comandar uma estrutura pesada com muitos desafios a serem vencidos, como disse o prefeito eleito: “acredito que teremos um campo minado na área de saúde, mas eu confio na capacidade técnica da futura secretaria”.