A FNP (Frente Nacional de Prefeitos) divulgou nota nesta 4ª feira (9.dez.2020) cobrando do governo federal um plano nacional de imunização, bem como a compra e distribuição de vacinas contra a covid-19 “com agilidade e presteza“. Eis a íntegra da manifestação do grupo que reúne prefeitos que tomam posse (ou iniciam 2º mandato) em 2021.
O posicionamento dos prefeitos surge no dia seguinte a reunião de governadores com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre o mesmo tema.
Os governantes municipais criticam “procrastinação” do governo federal quanto à elaboração de um plano para vacinar a vacinação. O grupo escreve: “Não é razoável que algumas cidades e estados tenham que lançar mão de estratégias locais de aquisição de vacinas para proteger a população porque o governo federal procrastinou assunto tão importante“.
No início deste mês, o Ministério da Saúde anunciou um plano preliminar para vacinação em 4 fases. As datas não foram informadas. O governo posteriormente atualizou o texto e retirou a população carcerária dos grupos que terão prioridade para receber a vacina.
O ministro Eduardo Pazuello afirmou, na reunião com os governadores nessa 3ª feira (8.dez), que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve demorar 60 dias para concluir o registro de uma vacina.
|