O radialista Araity Frederico (54), da Rádio Cultura FM, faleceu por volta das 11h30min desta quarta-feira (30.12) por complicações causadas pela Covid-19.
De acordo com a nota divulgada pela vigilância epidemiológica do município, Araity começou a sentir os sintomas no dia 3 de dezembro; no dia 6 foi internado e, em seguida, transferido para o Hospital Regional de Campo Grande, onde acabou não resistindo e veio a óbito.
A imprensa sul-mato-grossense, especialmente de Chapadão do Sul e Cassilândia, está de luto por mais esta perda.
Internado com Covid-9 no Hospital Regional de Campo Grande, o estado de saúde de Araity passou de “grave” para “muito grave” por conta de nova uma infecção nos pulmões.
Segundo a filha Ana Paula seu estado de saúde era preocupante com o comprometimento de mais de 60% do pulmão. Ele tinha problemas cardíacos, era hipertenso, convivia com diabetes e após sofrer um infarto na UTI do Hospital de Chapadão do Sul, foi transferido para a Capital onde teve que ser entubado.
Veja o último Boletim Médico divulgado:
“Paciente muito grave, internado por infecção pulmonar (pneumonia) por Covid-19, que complicou com pneumonia por bactéria. Sedado, respirando com forte ajuda de aparelho. Programada traqueostomia para o dia 6 de janeiro, se o paciente apresentar condições clínicas de ser submetido a este procedimento nesta data. Recebendo alimentação por sonda. Apresentando volume de urina adequado. Evolutivamente, paciente em piora nas últimas 72 horas”.
O executivo municipal de Chapadão do Sul e a Secretaria de Saúde, através da Assessoria de Comunicação confirmaram que Araity, infelizmente é a 18ª vítima por Covid-19 no município.
“A Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul (MS) e a Secretaria Municipal de Saúde manifestam o mais profundo pesar pelo falecimento da 18ª vítima de COVID-19 no município, ocorrido no final da manhã desta quarta-feira (30), no Hospital Regional de Campo Grande MS, no Hospital Regional de Campo Grande.
O paciente Araity Frederico Dias Coelho (54 anos) tinha como comorbidades a hipertensão arterial, o diabetes mellitus e obesidade. Iniciou sintomas no dia 3 de dezembro e no dia 6 foi internado no Hospital Municipal de Chapadão do Sul. Foi transferido para o Hospital Regional, onde ficou internado em leito de UTI, em estado crítico, até a data de hoje (30), quando, infelizmente, não resistiu e veio a óbito.
Neste momento de dor, a Administração Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde se solidarizam com os familiares e amigos e expressam as mais sinceras condolências.
Que o Senhor nosso Deus possa os confortar e dar forças para superar a perca desse ente querido”.
Araity iniciou a sua carreira na Rádio Patriarca de Cassilândia como repórter do programa Rotativa no Ar, apresentador de programas e integrante da equipe esportiva da emissora nos tempos áureos do esporte em Cassilândia.
Depois transferiu residência para Chapadão do Sul onde com o seu irmão Amaury, dirigiram uma rádio comunitária e atualmente ele comandava o Jornal da Cultura na Emissora de mesmo nome.
Segundo informações, seu corpo deverá ser transladado ainda hoje para Chapadão do Sul e será sepultado conforme as normas da Vigilância Sanitária, ou seja, não haverá velório.
O Grupo Manfredi está de luto e presta sua solidariedade aos familiares, amigos e companheiros da Rádio Cultura FM pois, Fernando Manfredi e Araity durante seis anos, foram parceiros onde compartilharam do mesmo ambiente de trabalho na Emissora.
Por: Adriano Santos
|