A primeira sexta-feira de 2021 foi marcada pela posse de Prefeito Vice Prefeito e Vereadores em Chapadão do Sul, o ano que era aguardado com muita esperança por todos veio com calma, sem muitas festividades na virada do ano e comemorações mais tímidas, diferente dos anos anteriores.
Na Câmara Municipal, pontualmente às 09h foi iniciada a Sessão Solene de Posse dos eleitos do último pleito eleitoral, realizado em 15 de novembro de 2020. Com um público bem restrito e seguindo todos os protocolos de prevenção ao COVID-19 a sessão durou menos de duas horas e marcou o início do novo mandato tanto para os vereadores quanto para o prefeito.
A Sessão teve início com uma benção proferida pelo Pe. Edi, novo vigário do município que em suas palavras destacou o lema do Poder Legislativo, que diz “O Poder Unido é Mais Forte” reforçou a união dos poderes constituídos e desejou sorte aos empossados.
O evento contou ainda com uma benção e preces do Pastor David que reforçou a união das pessoas e dos poderes, em sua prece pediu pelos eleitos, pelo comércio, pelo agronegócio e pela cidade em geral.
Em seguida, os parlamentares foram convidados um a um a proferirem o juramento e na sequencia, cada um dos vereadores eleitos discursou pelo tempo de cinco minutos, seguindo o regimento interno, e em ordem alfabética.
Após os pronunciamentos, os empossados seguiram para a eleição da Mesa Diretora da Câmara para o ano de 2021, que ficou definida com os seguintes cargos:
Presidente: Alline Tontini
1º Vice Presidente: Vanderson Cardoso
2º Vice Presidente: Airton Tucano
1 º Secretário: Alírio Bacca
2º Secretário: Marcelo do Bar
Após a eleição, a recém eleita Mesa Diretora tomou posse em seus respectivos lugares e seguiram com a Posse para o Prefeito e Vice Prefeito, os quais fizeram o juramento e discursaram por cinco minutos cada.
Destaque para o pronunciamento do Prefeito empossado João Carlos Krug, que explanou sobre os desafios da nova gestão, o crescimento populacional de Chapadão do Sul e sobre a miscigenação da população que hoje não tem maioria de migrantes do sul do país como antigamente. Segundo o prefeito, será necessário a união dos poderes para buscar melhorar ainda mais nossa cidade.
Uma novidade apresentada na sessão pelo prefeito foi a nomeação do Vereador André dos Anjos, o Andrézão como Líder do Prefeito na Câmara. Na prática o Líder do prefeito é a voz do executivo nas discussões legislativas e tem o papel de “defensor” do prefeito e da administração municipal, na legislatura anterior o prefeito não havia definido nenhum nome para a referida função, o que mostrar uma certa robustez das ações do executivo neste primeiro momento.
Assecom/CMCS
|