Mato Grosso do Sul está muito perto de ganhar um Centro de Pesquisas Clínicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O governador Reinaldo Azambuja, junto com os gestores da Secretaria de Saúde, Geraldo Resende e Christine Maymone, recebeu os pesquisadores da instituição e assumiu o compromisso de buscar recursos de emendas parlamentares e também disponibilizar dinheiro do Estado.
Para o pesquisador Rivaldo Venâncio, a construção do Centro coloca Mato Grosso do Sul num patamar que poucos estados têm de infraestrutura para pesquisa.
Já o pesquisador Julio Henrique Croda, falou do avanço científico, e destacou que o Centro pode atrair indústrias farmacêuticas e movimentar a economia do Estado.
A escolha por Mato Grosso do Sul leva em conta as condições epidemiológicas, a localização geográfica e a existência de cientistas reconhecidos nacionalmente por liderarem grupos de pesquisa. O custo estimado do projeto é de R$ 20 milhões.
O Centro de Pesquisas Clínicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai funcionar por meio de parcerias com as instituições de ensino sul-mato-grossenses no desenvolvimento de pesquisas clínicas.
Mireli Obando, Subcom
|