Doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19 deve chegar nesta terça-feira (19) de janeiro em Costa Rica/MS de acordo com o plano de imunização divulgado no último dia 14 pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Nessa fase inicial serão imunizadas 1.180 pessoas conforme o plano estabelecido. A vacina será escoltada por uma equipe de dois policiais civis de Costa Rica conforme informou o delegado titular de Costa Rica Gustavo Mendes Silva.
De acordo com as informações são 533 profissionais que trabalham na saúde de Costa Rica receberão as primeiras doses, em seguida os idosos com idade entre 75 e 79 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, Juliana Oliveira Dias Corrêa, o número de pessoas é de 399 ao todos. Outras 21 com 60 anos ou mais que vivem em instituições como asilos.
O Município vai desencadear uma campanha de vacinação assim que o Estado repassar o imunizante para a Secretaria Municipal de Saúde.
Juliana, informou ao Hora da Notícia que ainda é preciso ter precauções em relação á doença: “temos que ter os cuidados como uso de máscara e álcool em gel, não podemos descuidar”. Ainda de acordo com a secretária a vacina não determina o fim das medidas de proteção, “temos que nos cuidar distanciamento e medidas de higiene”.
Ela informou ainda que não haverá vacinas para todos neste primeiro momento, porém será estabelecido prioridades dentro dos grupos mais vulneráveis, “temos um plano estabelecido e assim que as vacinas chegarem á Costa Rica vamos distribuir para todos os PSF (Programa Saúde da família) e as unidades de saúde, assim com o para o hospital.
Transporte da Vacina:
A equipe de policiais se deslocou nesta segunda-feira (18) para Campo Grande, distante cerca de 380 km de Costa Rica e amanhã dia 19 de setembro eles acompanharão o transporte que será realizado por uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar.
Essa viatura vai transportar vacinas para os Municípios de Costa Rica, Figueirão e Alcinópolis. A Previsão de chegada em Costa Rica é por volta de meio dia de acordo com o delegado.
|