Médica sendo imunizado com a vacina Coronavac
A doutora Vanessa Piovesan Freitas recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19 por volta das 15 horas desta terça-feira (19) na Fundação Hospitalar em Costa Rica/MS, aplicada pela enfermeira Ellen Patrícia Rodrigues de Souza Pavan.
O ato marcou o inicio da vacinação da população no Município que já registra 14 mortes pela doença. Após receber a primeira dose a médica Vanessa disse não saber explicar a emoção, "já faz um ano que aguardamos essa vacina, com toda certeza isso dará mais tranquilidade ás equipes de saúde como também a população de um modo geral, agora é ter calma e esperar a imunização ser completa”, disse.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Juliana Dias Correa, o município recebeu 446 doses, o suficiente para atender 223 pessoas, sendo estas, profissionais da saúde que atuam na linha de frente do COVID-19 e outros 21 idosos e trabalhadores desses locais, que estão aos cuidados do Lar Recanto Dos Idosos Roberto Lopes Gonçalves.
A secretária informou ao Hora da Notícia durante o ato de vacinação que a segunda dose do imunizante será aplicada após 14 dias, “a segunda dose é para que o imunizante tenha sua eficácia reforçada ”, explicou.
O lote de vacinas disponibilizado para Costa Rica vai atender 37% dos servidores que atuam na linha de frente do Covid-19 conforme informou a secretária ao Hora da Notícia .
A médica Vanessa informou que hoje (19) encontram internadas na UTI (Unidades de Terapia Intensiva) na Fundação Hospitalar três pacientes internados, ela esclareceu que todos são de outros Municípios.
Juliana, destacou que em função de o Município ter recebido poucas doses da vacina é necessário intensificar as ações do sistema de saúde para limitar a exposição ao vírus como: “distanciamento social, evitar aglomeração, lavar as mãos e usar marcaras essas são nossas melhores esperanças”.
“Agora fica o sentimento de volta a liberdade, de que a vida vai voltar ao normal, creio que a partir deste momento não apenas Costa Rica, mas todo o Brasil começa a respirar um pouco mais aliviado, disse o vice-prefeito, Ronivaldo Garcia Cota, (PSDB). Ele acompanhou o inicio da vacinação.
A segunda a receber a vacina foi á técnica de enfermagem, Vanessa Cristina Barbosa de Lima, 54 anos. Ela definiu como um ato de gratidão receber o imunizante, “é uma sensação de alegria, muita gratidão, tivemos muito medo e angustia no trabalho, na linha de frente do COVID”.
João Coelho da Silva, 77 anos que vive no lar a 5 anos foi o primeiro a receber a primeira dose no Lar Recanto dos Idosos. Emocionado agradeceu e disse: “quero ficar livre dessa doença’’.
A primeira dama Gilmárcia Silva Pereira Alves, a diretora da Fundação Hospitalar, Rogéria Paes Barbosa acompanharam o evento.
A Coordenadora da Vigilância Sanitária, Laura Viviane Gomes, trabalhou durante a vacinação.
Os demais profissionais da saúde da linha de frente serão imunizados nas unidades onde atuam nesta quarta-feira (20).
|