Os vereadores aprovaram projeto lei em regime de urgência encaminhado pelo prefeito de Costa Rica/MS, Cleverson Alves dos Santos, (PP) no último dia 19 de setembro autorizando a prefeitura a celebrar convênio para repasse de verba no valor de 630 mil com o clube de futebol profissional da cidade, CREC (Costa Rica Esporte Clube). O projeto de lei foi protocolado na Câmara pelo chefe do executivo no último dia 07 de janeiro.
O CREC está inscrito na Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul para disputar o campeonato estadual da série “A” que inicia no próximo dia 28 de fevereiro. Para aprovar o projeto o vereador presidente da Câmara Municipal, Averaldo Barbosa da Costa, (MDB) convocou os vereadores para a realização de sessão legislativa extraordinária.
De acordo com o projeto aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito em publicação no mesmo dia em edição extra do Diário Oficial do Município, o repasse será realizado em parcelas a cada etapa do campeonato, conforme estabelecido em plano de trabalho a ser apresentado pela diretoria do clube de futebol.
Ainda de acordo com o projeto aprovado o repasse das parcelas seguintes subsequente á primeira fica condicionado á classificação do time de futebol para a fase ou etapa seguinte. Como contra partida ao repasse o clube terá que fazer constar em todo o material utilizado no decorrer do campeonato o apoio da prefeitura.
No parágrafo 1º da Lei 1373 de 05 de janeiro de 2021 autorizando o repasse consta que o dinheiro será liberado em parcelas de acordo com as fases da competição.
Já o parágrafo único diz: a prestação de contas pela diretoria do clube para a prefeitura deverá ser apresentada no prazo de 90 dias após a utilização final dos recursos.
A mesma Lei no artigo 11 esclarece que o valor poderá ser suplementado (aumentado) caso seja necessário, porém não estabelece o percentual.
Documentos negado:
O Hora na Noticia, procurou o diretor de esporte do CREC, Guilherme Ferreira para ter acesso ao estatuto da entidade com cópias incluindo a ata de eleição da diretoria. O dirigente informou que não tinha, pediu para procurar o escritório que faz a contabilidade. O responsável pela contabilidade disse não ter autorização para entregar a documentação.
Palavra dos vereadores:
O vereador líder do prefeito na Câmara, Antônio Rodrigues, (PSDB) informou que o valor solicitado pelo município não diverge do ano passado, “O presidente Melquior Luiz Battisti, já está buscando novas parcerias, inclusive da iniciativa privada”.
Já Evaldo Paulino, (PSD) destacou que os planos do prefeito Cleverson com relação ao CREC são ainda maiores para os próximos anos: “teremos projetos ainda maiores para o CREC visando à função social”, disse o vereador.
O primeiro secretário da mesa diretora, vereador Jovenaldo Francisco dos Santos, (MDB) afirmou: “mesmo diante do momento difícil que o mundo vive com o novo coranavírus, os vereadores votaram conscientes”.
“A provação deste projeto não vai comprometer o orçamento, confio muito na pessoa do Melquior que vai prestar um bom serviço ao futebol costarriquense”, disse o vereador Lucas Lázaro Gerolomo, (PL).
A vereadora Rosângela Marçal Paes, (PL) não participou da sessão, informou por meio de mensagem que não pode participar uma vez que foi submetida à cirurgia realizada em hospital no Estado de São Paulo. A vereadora manifestou apoio ao projeto aprovado.
Formato do campeonato:
O formato de disputa do estadual será diferente dos anos anteriores. Os dez participantes serão divididos em dois grupos e se enfrentarão em turno e returno dentro de cada grupo. Os três melhores de cada chave avançam para um hexagonal ( 6 times que se emfrentam), final, disputado em mais dez rodadas.
Fundação do Clube:
O Costa Rica Esporte Clube foi fundado no dia 02 de dezembro de 2004. O Clube se manteve na primeira divisão até que em 2011 os dirigentes da equipe decidiram licenciar do campeonato, voltando em 2013, quando conquistou o vice-campeonato da segunda divisão, retornando para á série “A”.
|