A empresa Brenco (Companhia Brasileira de Energia Renovável) realizou nesta terça-feira (20) audiência pública em Costa Rica para discutir o Relatório de Impacto Ambiental para implantação da usina de álcool no município. Cerca de 400 pessoas estiveram presentes, a reunião aconteceu no Centro de Convivência do Idoso. A audiência foi presidida pelo representante da Secretaria de Meio Ambiente Pedro Mendes Neto, representando a Brenco Sergio Sampaio e o representante da empresa de Consultoria DMB responsável pela elaboração do projeto de Impacto Ambiental.
A audiência é uma exigência legal para que a empresa obtenha a licença prévia junto a Secretaria de Meio Ambiente. Essa é a primeira etapa, será necessário outras duas licenças, a de instalação e a de operação. O público acompanhou atentamente a apresentação do representante da empresa BRENCO sobre as atividades que vem desenvolvendo para implantação da usina de álcool no município.
Em seguida o consultor apresentou os estudos de impacto ambiental. O público formulou vários questionamentos, tanto ao empreendedor como ao consultor. As perguntas foram direcionadas por escrito com direito a réplica e tréplica.
A Bióloga, coordenadora do Plano de Manejo do parque Sucuriú, Simone Mamed, disse ser importante a audiência para que a comunidade possa contribuir com o meio ambiente do município, “atendeu as expectativas foi uma troca de informações”. Valter de Freitas, quis saber a visão da empresa relacionado ao capital e o trabalho que segundo ele foi respondido, “espero que eles cumpram no decorrer do tempo o que falaram”.
Participaram da audiência o prefeito Waldeli dos Santos Rosa (PMDB), Promotor de Justiça Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior, Juiz Marcel Henry Batista de Arruda, Coronel Comandante de Policia do Interior da Polícia Militar, Paulo Isoli Fontoura representando o Secretário de Segurança Pública Wantuir Jacini, vereadores e secretários municipais. Hora da Notícia. |