Nesta sexta-feira (12) acontece às 16 horas o primeiro encontro de mulheres no Parque Natura Municipal Salto do Sucuríu onde será apresentado o projeto do FAC (Fundo de Apoio à Comunidade) para as potencias “madrinhas” da iniciativa proposta pela primeira-dama de Costa Rica/MS, a professora Gilmarcia Silva Pereira Alves (Márcia) que exercerá a função de coordenadora do comitê gestor. O projeto foi protocolado na Câmara de Vereadores no último dia 10 de fevereiro e aguarda a análise pelos vereadores. A primeira Dama apresentou a proposta para o vereador e presidente da casa de leis, Averaldo Barbosa, (MDB) que se propôs a fazer a explanação para os demais vereadores.
O projeto é inovador e visa estimular as pessoas, assim como empresas da iniciativa privada a estarem fazendo doações para o Fundo visando o atendimento de famílias carentes nas suas mais variadas necessidades. O projeto aguarda a aprovação na Câmara, será uma ferramenta para o acompanhamento de famílias no dia a dia, avaliação das necessidades e apoio através de pessoas especializadas em assistência social.
A apresentação da proposta vai contar com a futura coordenadora da instituição, Fabiana Rosa, assim como o vice-prefeito, Ronivaldo Garcia Cota, (PSDB) que será o futuro vice-presidente do FAC. A secretária será a professora Angélica Moraes Clemente. De acordo com a proposta apresentada todo o trabalho será voluntário.
Na apresentação de hoje Márcia está pedindo para que às convidadas levem pacotes de fraldas geriátricas, uma vez que a demanda é grande.
O FAC de acordo com o projeto será vinculado à Secretaria Municipal de Governo conforme estabelece a Lei Municipal 3.314 de 26 de dezembro de 1996.
O objetivo do programa é dar suporte para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade em Costa Rica com o objetivo de incentivar instituições, empresas da iniciativa privada e pessoas físicas a desenvolverem atividades sociais que proporcionem melhor qualidade de vida.
Fabiana, disse ao Hora da Notícia que a finalidade da iniciativa é trabalhar em parceria com o Município, e sociedade organizada visando o bem estar das famílias: “tem como finalidade promover a articulação entre os órgãos e entidades municipais e organizações da sociedade civil para otimizar a rede de serviços públicos de atendimento social no Município. A colaboração da população é de extrema importância para o sucesso do projeto, queremos pessoas que façam doações e se doam para nos ajudar, parcerias serão muito importantes para todos, só assim conseguiremos atender a população”
Uma das ações que queremos implantar, após aprovação do projeto, será a “Rede Cegonha”. Essa rede é um pacote de ações para garantir o atendimento de qualidade, seguro e humanizada para todas as mulheres. O trabalho busca oferecer assistência desde o planejamento familiar e passa pelos momentos da confirmação da gravidez, do pré-natal, pelo parto e pelos 28 dias pós-parto, Puerpério.
O que e Puerpério?
Após o parto, iniciou-se um período que se estende de 45 a 60 dias chamado puerpério (em mulheres que amamentam por um longo tempo, o puerpério pode durar um pouco mais). Durante este período, o seu corpo sofre transformações anatômicas e funcionais progressivas iniciadas depois do parto. É um ciclo no qual as mudanças causadas pela gravidez devem ser restituídas ao seu estado anterior de não-grávida. Todas estas transformações não se limitam às funções fisiológicas e endocrinológicas (hormonais). Também afetam o seu emocional.
|