A comarca de Costa Rica/MS está sem delegado titular de polícia civil a cerca de 20 dias e aguarda a publicação no Diário Oficial do Estado a nomeação do delegado Caique Ducatti nos próximos dias. O policial está lotado na cidade de Santa Rita do Pardo/MS. O Hora da Notícia apurou que há cerca 300 inquéritos para serem instaurados na delegacia.
Outro dado apurado e que há cerca de 600 inquéritos instaurados, mais os TCOs (Termo Circunstanciados de Ocorrências) e os procedimentos envolvendo menores infratores aguardando para serem despachado.
O delegado Gustavo Mendes da Silva pediu exoneração do cargo, ele disse ao Hora da Notícia que é assustar a frequencia de casos de tentativas de homicídio e homicídios consumados contra mulher na cidade de Costa Rica, os registros de Boletins de Ocorrência 70 por cento são envolvendo agressões as mulheres, disse.
O prefeito Cleverson Alves dos Santos, (PP) informou que o governador Reinaldo Azambuja, (PSDB) iria ver a possibilidade de lotar em Costa Rica um médico legista através de uma empresa terceirizada uma vez que a lei em vigor proibiu a contratação esse ano devido a COVID-19. O IML (Instituto de Medicina Legal) da cidade não conta com médico.
Outra demanda reivindicada pelo prefeito e a instalação da “Sala Lilás” em um espaço que será criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física ou sexual.
O delegado de policia Alexandro Mendes de Araújo, da cidade de Paraíso das Águas, distante cerca de 130 km de Costa Rica está respondendo interinamente pela delegacia.
|