www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Agronégocio
26/02/2021 - 06:34
Parceria entre SEMAD e AGRAER incentiva agricultura familiar através do projeto AgroRica
Foto: Reprodução
Com o objetivo de fomentar a agricultura familiar, a Prefeitura de Costa Rica, através da SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento), em parceria com a AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) implementou no município o projeto AgroRica. Nesta terça-feira (23), o projeto visitou o produtor rural, Aparecido Pereira da Costa Junior, pioneiro no AgroRica através do programa “Hotifruti Legal.
 
De acordo com a secretária municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Suelen Guimarães Furquim, o projeto garante que os produtores cadastrados aumentem a produção de alimentos com qualidade, disponibilizando assistência técnica, insumos e utilização da patrulha mecanizada isenta de taxas.
 
“Através desta parceria firmada pelo município, é possível melhorar a qualidade de vida dos agricultores, fortalecer a infraestrutura rural, implementar melhorias valorizando o produto local e gerar emprego e renda para nossa comunidade” completou a secretária.
 
Produzindo 47 hectares de batata-doce, 35 de abóbora cabotiá e outros nove hectares de repolho, Junior apostou no projeto, recebeu acompanhamento dos profissionais e já consegue atender tanto o comércio local quanto outros municípios de Mato Grosso do Sul e exporta para os estados de Goiás, São Paulo, Minhas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
 
De acordo com Junior, a produção geral atualmente 15 empregos diretos e no período de colheita mais de 40 empregos indiretos. “O projeto e todo apoio que ele nos oferece é importante para nós produtores, afinal fortalece nossa receita, e também para geração de emprego e renda no município” ressaltou o produtor.
 
Também participaram da visita o subsecretário, Fernando Barbosa e o técnico da AGRAER, Alan Novaes
 
IATF Gado Leiteiro
 
Além da AGRAER, o Agro Rica conta ainda com a parceria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
 
O projeto disponibiliza 200 protocolos de 4 manejos, para IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), fornecendo sêmen de gado Holandês e Girolando, bem como as visitas técnicas para avaliação do escore corporal das vacas a serem inseminadas com ultrassom.
 
Em parceria com SEBRAE através do programa “Vaca Móvel” os pequenos produtores também recebem orientações técnicas referente ao controle da brucelose e tuberculose nas vacas a serem inseminadas.
 
“O objetivo é disponibilizar aos pequenos produtores de leite acesso a inseminação artificial em tempo fixo, possibilitando a eles o melhoramento genético do rebanho, assegurando maior produtividade e maior renda aos produtores do nosso município” reforçou Suelen.  
 
Assecom/PMCR
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
CASO HENRY: VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA NÃO DISTINGUE CLASSE SOCIAL
 
    
   
Cientistas descobrem caminho para tratar a depress
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS