Com o objetivo de fomentar a agricultura familiar, a Prefeitura de Costa Rica, através da SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento), em parceria com a AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) implementou no município o projeto AgroRica. Nesta terça-feira (23), o projeto visitou o produtor rural, Aparecido Pereira da Costa Junior, pioneiro no AgroRica através do programa “Hotifruti Legal.
De acordo com a secretária municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Suelen Guimarães Furquim, o projeto garante que os produtores cadastrados aumentem a produção de alimentos com qualidade, disponibilizando assistência técnica, insumos e utilização da patrulha mecanizada isenta de taxas.
“Através desta parceria firmada pelo município, é possível melhorar a qualidade de vida dos agricultores, fortalecer a infraestrutura rural, implementar melhorias valorizando o produto local e gerar emprego e renda para nossa comunidade” completou a secretária.
Produzindo 47 hectares de batata-doce, 35 de abóbora cabotiá e outros nove hectares de repolho, Junior apostou no projeto, recebeu acompanhamento dos profissionais e já consegue atender tanto o comércio local quanto outros municípios de Mato Grosso do Sul e exporta para os estados de Goiás, São Paulo, Minhas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
De acordo com Junior, a produção geral atualmente 15 empregos diretos e no período de colheita mais de 40 empregos indiretos. “O projeto e todo apoio que ele nos oferece é importante para nós produtores, afinal fortalece nossa receita, e também para geração de emprego e renda no município” ressaltou o produtor.
Também participaram da visita o subsecretário, Fernando Barbosa e o técnico da AGRAER, Alan Novaes
IATF Gado Leiteiro
Além da AGRAER, o Agro Rica conta ainda com a parceria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
O projeto disponibiliza 200 protocolos de 4 manejos, para IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), fornecendo sêmen de gado Holandês e Girolando, bem como as visitas técnicas para avaliação do escore corporal das vacas a serem inseminadas com ultrassom.
Em parceria com SEBRAE através do programa “Vaca Móvel” os pequenos produtores também recebem orientações técnicas referente ao controle da brucelose e tuberculose nas vacas a serem inseminadas.
“O objetivo é disponibilizar aos pequenos produtores de leite acesso a inseminação artificial em tempo fixo, possibilitando a eles o melhoramento genético do rebanho, assegurando maior produtividade e maior renda aos produtores do nosso município” reforçou Suelen.
Assecom/PMCR
|