Há 30 dias funcionando em Costa Rica para melhor atender pacientes com suspeita de Covid-19, a Unidade Sentinela já entregou mais de 1.000 kits de medicamentos para o tratamento de pacientes com diagnóstico positivo ou suspeito da doença. Somente na última sexta-feira (5), a Unidade recebeu 270 novos kits.
Conforme a coordenadora farmacêutica da assistência básica, Jamile Brandi Carrijo, nos kits são ofertados medicamentos como antibiótico, corticoides, xaropes e complementação de vitamina D e Zinco, todos devidamente especificados pela infectologista, Lauren Zogbi, responsável pela Unidade Sentinela. São 3 tipos de kits diferentes, entregues conforme o quadro do paciente, todos com reforço de Vitamina D e Zinco.
“Não importa se é dia ou noite, feriado ou final de semana, a Unidade Sentinela nunca fica sem os kits de medicamentos para atender a população. Essa é uma orientação do prefeito Cleverson e vem sendo cumprida rigorosamente” explicou Jamile.
Ainda segundo a coordenadora, esses medicamentos são liberados apenas com apresentação de receita prescrita pelo médico após consulta e são repostos na farmácia da Unidade Sentinela constantemente, conforme a demanda. Mesmo sem a obrigatoriedade de distribuição, o Município já solicitou a compra de mais 1.500 kits de vitamina D e Zinco para reforçar o estoque, tendo em vista que a baixa quantidade dessas vitaminas foi detectada em pacientes que não sobreviveram a doença.
Além da infectologista e da coordenadora farmacêutica, a Unidade Sentinela conta ainda com 4 médicos de plantão, 2 fisioterapeutas especializados em fisioterapia pulmonar, 2 enfermeiros (as) e 5 técnicos em enfermagem que atuam em sistema de escala das 7 às 23 horas.
Serviço
A Unidade Sentinela fica localizada anexa a Unidade de Saúde Central, na rua Josina Garcia de Melo, nº 1.074, Centro. O telefone para contato é o (67) 3247-6932 ou (67) 99647-6809
Assessoria de Comunicação
|