A Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica-MS garantiu nesta quinta-feira (11/03), durante sessão extraordinária, a participação do município e um Consórcio que visa a aquisição de vacinas para combate à pandemia do Coronavírus (covid-19), além de outras finalidades de interesse público relativas à aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde.
A matéria foi vista com bons olhos pelos vereadores, visto que o cenário brasileiro é desalentador e exige atitudes imediatas, tanto do Executivo quanto do Legislativo, para que ocorra uma vacinação em massa da população brasileira.
O projeto de lei n° 1380, foi aprovado em discussão única, por unanimidade de votos, durante sessão extraordinária. Conforme explica o presidente da Câmara, Averaldo Barbosa da Costa (MDB), as medidas que vão de encontro com a população, são louváveis pela Casa de Leis e merecem reconhecimento.
“Votamos a proposta para que o município possa fazer parte de um consórcio, assim como outros municípios que aderiram, de forma a facilitar a compra da vacina. Isso não significa que vamos conseguir de imediato, mas é mais um passo para o quanto antes imunizarmos nossa população. Parabenizo o prefeito Cleverson (Cleverson Alves dos Santos) pela iniciativa”, disse Averaldo.
Em votação esteve também, a Emenda Modificativa n° 01, de autoria da Câmara, que autorizada a abertura de dotação orçamentária, podendo as dotações serem suplementadas mediante autorização legislativa, como explica o vereador Everaldo dos Santos (PSD).
“A Casa trouxe para si essa autorização, caso haja necessária essa suplementação. Essa é mais uma inciativa para enfrentarmos a pandemia”, esclareceu Everaldo.
Para o vereador Lucas Lázaro Gerolomo (PL), toda ação que vem produzir alternativas contra o coronavírus é bem vista pela Casa de Leis.
“Na mesma linha da decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), motivadora dessa iniciativa, o Congresso Nacional aprovou, no último dia 02 de março de 2021, o Projeto de Lei n. 534/2021, que autoriza a aquisição de vacinas pelos Municípios brasileiros, e o consórcio vem para atender essa demanda, temos caixa para a aquisição da vacina”, esclarece Lucas.
A vereadora Rosângela Marçal Paes (PL), frisou também que a classe política tem se desdobrado em busca da compra de vacinas. “Estamos fazendo o máximo para conquistar essa vacina, para vacinar em massa nossa população. Infelizmente não estamos conseguindo evitar as mortes, peço encarecidamente a ajuda dos nossos cidadãos, ou a cada dia vai se tornar mais difícil retornarmos aos nossos trabalhos, às escolas e outras atividades normais”, falou a vereadora.
A vice-presidente da Câmara, professora mestre, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, a professora Manuelina (MDB), teceu comentário sobre o projeto falando da importância do papel que os vereadores tem desempenhado durante às ações ao combate da pandemia.
“Temos cumprindo o nosso papel, votando com o executivo, que fará a adesão desse consórcio para adquiri as vacinas a toda população, sabemos que no boletim de ontem epidemiológico, chegamos a mais de 270 mil mortes no Brasil, é o momento de unir os poderes constituídos no município, e também a população, sabemos que algumas medidas são duras, mas se não seguirmos os protocolos que minimizam o contágio, vamos continuar perdendo vidas. Todas as estratégias que precisam para minimizar, vamos tomar”, ressaltou Manuelina.
O vereador 2º secretário, Ailton Martins de Amorim (MDB), disse que a Câmara tem dado respaldo ao Executivo em tudo que for essencial para combater o vírus. “Todas medidas que o Executivo tem adotado no sentido de reduzir os casos, vamos dar total apoio. Sabemos que são necessários sacrifícios, e as medidas que forem necessárias, vamos acatar”, falou Ailton.
O 1° secretário, Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (MDB), concluiu dizendo que o momento na Saúde brasileira é grave. “Estamos com as Unidades de Terapia Intensiva lotadas, vamos nos conscientizar, é gravíssima a situação que estamos vivendo, precisamos nos cuidar, seguir as orientações impostas pelo município, com a colaboração de todos vamos vencer a pandemia”, disse Juvenal.
O PL nº 1.380/2021 foi votado e aprovado pelos vereadores durante a 2º sessão extraordinária, e segue para a sanção do prefeito.
Informações:
Cassiane Mews/ Assessora
|