www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
05/07/2009 - 08:40
São Gabriel: circo é multado em R$ 2,5 mil por maltratar leão
Foto: Idest
Midiamax
O leão Maradona, de aproximadamente nove anos, foi apreendido na manhã deste sábado (4) em um circo que está há pouco mais de uma semana em São Gabriel do Oeste. Segundo a técnica do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), Paula Mochel, o animal sofria maus tratos e o circo foi multado.

O circo cometeu duas infrações ambientais, disse a técnica. “O animal está sem as garras e os dentes, o que já caracteriza maus tratos. Além disso, o tamanho da jaula do leão está irregular e uma outra infração é que o proprietário do circo está sem a documentação. Na verdade os documentos apresentados por ele não permitem apresentações, ele é só o fiel depositário do animal”, explicou.

De acordo o treinador, que não quis ter o nome publicado, o animal é manso e a alimentação dele é regular. Ele contou ainda que, há pouco tempo, o circo doou outro leão em Rondonópolis (MT). “Fazíamos apresentações no picadeiro, ele é manso e está com a gente há tempos> Ele come carne de vaca ou frango todos os dias”, contou.

Entretanto, a aparência do animal denuncia o contrário. Ele estava abatido e segundo informações da Polícia Militar Ambiental, com diarréia há dois familia ormada por integrantes do circo, afirmou que é provável que Maradona morra de tristeza. No entanto, o promotor do caso, Alexandre Magno Lacerda, rebate a declaração: “Eu tenho certeza que a gente vai arrumar um lugar pra ele, e ele vai ficar feliz".

Ainda de acordo com o promotor, o animal estava preso em uma jaula de dois metros por quatro metros, o que é considerado pequeno em vista de seu tamanho. Esse fato comoveu Lacerda, que decidiu ajudar Maradona. “Eu me comovi com a situação. Como promotor eu não aceitaria ver um animal tão bonito perecendo, definhando em estado de maus tratos. Mobilizei o apoio que desde já agradeço a PRF, Ibama, PMA, Polícia Civil e a imprensa por estarem ajudando a salvar o animal”, disse.

Outra infração

Outra infração apontada por Lacerda é a ausência de mais sete leões que foram deixados aos cuidados do circo como fiéis depositários, mas não estão em São Gabriel. Um estaria em Rondonópolis e os outros foram espalhados pelo país. Segundo o promotor, os proprietários do circo não poderiam doar os animais. “A atitude deles foi de infiéis depositários. Eles não poderiam de forma alguma doar os animais, ainda que fossem para um zoológico”, informou.

Novo lar

O leão será encaminhado ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande, onde receberá cuidados especializados. No entanto, até o fim da manhã, a discussão era como transportar o leão de São Gabriel para a Capital. Idest




Assim que chegar a Campo Grande, Maradona se chamará Alex, e receberá ajuda da Associação de Segurança Pública de São Gabriel. “Como promotor eu posso destinar verbas ambientais para programas de proteção ambiental. E a Associação da cidade, vai ajudar a alimentar o Alex”, contou o promotor.

Para manter o leão, o CRAS vai precisar de ajuda e para isso, o promotor pede que as pessoas se mobilizem para encontrar um novo lar ao leão e para alimentá-lo enquanto estiver ali. “Eu não só como promotor, mas também como cidadão vou mobilizar quem eu puder para encontrar um lar para o leão, apelidado de Alex, peço a quem puder e quiser ajudar que procure a promotoria de São Gabriel”, conclamou Lacerda.



    
› Comentários
ESTANIA REGINA GARCIA DIAS em 05/07/2009 20:24
E TAMBÉM TENHO QUE AGRADECER MUITO O IBAMA E INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS.
ESTANIA REGINA GARCIA DIAS em 05/07/2009 20:09
Esse Leao tem que ter a vida que DEUS deixou,ser na mata para ele ser feliz tem uma familia.EU SOU ESTANIA DE COSTA RICA -MS.TEL:99543881 OU 67-3247-1079
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS