www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
16/03/2021 - 09:18
Legislativo aprova ampliação de acesso a medicamentos gratuitos a população costarriquense
Foto: Reprodução
A Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica-MS aprovou durante sessão extraordinária, o projeto de lei que amplia o acesso da população a medicamentos fornecidos gratuitamente pela prefeitura.
 
Atualmente o limite que o município pode doar em medicamentos para uma única pessoa, corresponde ao valor de até dois salários mínimos por ano. Com o projeto proposto pelo prefeito, Cleverson Alves dos Santos, e aprovado pela Câmara, esse limite sobe para cinco salários mínimos anualmente por pessoa.
 
O vereador 1° secretário, Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (MDB), explicou que o limite vale para os medicamentos que não são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS, mas que são doados pela prefeitura para famílias de baixa renda.
 
“Estamos dando essa autorização para que o prefeito possa comprar os demais medicamentos, com recursos próprios, que não são assistidos pela atenção básica via Governo Federal e Estadual.  Por exemplo, as vezes o paciente precisa de uma insulina, que não seja a pactuada na atenção básica, e aquela que têm disponível não atende a situação do paciente, e esse outro tipo de medicamento necessário custe em média R$ 500 reais, muitas vezes o cidadão acaba tendo que acionar a justiça para conseguir o remédio. Com essa aprovação vamos facilitar o atendimento ao paciente que necessita do remédio e o município”, explica Juvenal da Farmácia.
 
Com a regra atual, quando uma pessoa ganha um valor que passa de dois salários mínimos em medicamentos no ano, da prefeitura, ela precisa entrar na justiça para conseguir a doação do restante dos remédios, conforme ressaltou o presidente da Câmara, Averaldo Barbosa da Costa (MDB);
 
“Infelizmente quando chega na metade do ano, o cidadão já esgotou esses 2 mil reais em medicamentos. Quando acaba esse limite, e o medicamento não consta na lista, o município não pode fornecer o medicamento. E de que forma ele pode? Por meio de uma ação judicial feita pelo paciente. Entretanto, a justiça pode demorar a dar o parecer, e a pessoa fica descoberta do medicamento, fora as despesas processuais que irá gastar.  Acaba se tornando pior do que se o município aumentasse esse valor dos medicamentos, assim conseguimos cobrir essa demanda e fazer a entrega dos remédios para a população”, disse Averaldo.
 
O vereador Everaldo dos Santos, enfatizou que os processos judiciais são lentos, e as pessoas podem morrer antes mesmo de conseguir os medicamentos pela justiça.
 
“As pessoas buscam a Justiça e em razão da demora, pode perder até a própria vida. Esse projeto vem em boa hora, e ao aprovarmos ele, segundo informações do gabinete da prefeitura, 80% das ações judiciais para aquisição de medicamentos não serão mais necessárias. Dentro do valor de 5 salários mínimos vamos atender, a população que busca seus direitos”, explica Everaldo.
 
Juvenal da Farmácia lembrou também que o prefeito pode responder por crime de improbidade administrativa, se autorizar a doação de medicamentos acima do limite estabelecido pela lei.
 
O projeto de lei n° 1379 aprovado pela Câmara, foi sancionado pelo prefeito Cleverson, e convertido em lei, que está em vigor desde o dia 12 de março.  
 
Informações:
 
Cassiane Mews/ Assessora de Comunicação 
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS