Jesus Baird
O ex-prefeito Jesus Queiroz Baird, 64 anos, presidente do Partido Progressista (PP) aceitou neste domingo (21) o convite do prefeito Cleverson Alves do Santos, do mesmo partido para assumir a secretaria Municipal de Saúde depois que a secretária Juliana Oliveira Dias Corrêa pediu demissão do cargo no último dia 15 de março por problemas de saúde na família.
O prefeito aguardava a confirmação de um nome que havia sido convidado para assumir a pasta logo após da demissão, porém a pessoa convidada respondeu no último sábado afirmado que não aceitaria o cargo alegando compromissos políticos assumidos e pessoais que o impedia de assumir a “missão”.
Baird é graduado em direito pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) de Campo Grande/MS. Ele milita na advocacia desde 1993 na comarca, exerceu o cargo de prefeito de 2009 a 20012 e conhece bem o funcionamento da máquina pública do Município. Casado pai de três filhos, Baird nasceu em 1956 no Município de Camapuã do qual Costa Rica era distrito.
O ex-prefeito vai assumir a pasta da saúde nesta segunda-feira (22) no momento mais crítico que a administração municipal enfrenta com a pandemia da Covid-19 “se alastrando na população”.
O único hospital que atende ao SUS (Sistema Único de Saúde) e recebe pacientes acometidos pela doença é a Fundação Hospitalar para a qual o Município faz o repasse de dinheiro. A instituição conta com estrutura de onze leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), todos estão lotados com pessoas aguardando vagas, assim como para serem transferidas para hospitais na capital.
Baird terá o desafio de reestruturar o atendimento de saúde para as pessoas infectadas pela Covid-19 que nesse momento buscam por atendimento, assim como organizar a campanha para vacinar a população com urgência.
Em Costa Rica 29 pessoas foram a óbito devido a doença e outras 733 pessoas, estão sendo monitoradas, e 143 pessoas aguardam resultados de exames do Lacen/MS – Laboratório Central Mato Grosso do Sul.
O advogado já exerceu a função de policial civil, defensor público na comarca e assessor jurídico na Câmara de Vereadores.
|