Diretora da Fundação Hospitalar de Costa Rica/MS, Rogéria Eiks A diretora da Fundação Hospitalar de Costa Rica/MS, Rogéria Eiks Paes Barbosa informou ao Hora da Notícia que foi adquirido um aparelho de Osmose portátil para ser acoplado a duas cadeiras para hemodiálise nas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva). O aparelho foi adquirido no dia 13 de abril último e entrou na linha de produção, até o dia 10 de maio será despachado para entrega. A hemodiálise nas UTIs deve entrar em funcionamento no mês de maio próximo. De acordo com ela os pacientes que mais necessitam da hemodiálise são aqueles da UTI: “conversamos com o médico nefrologista, com os outros médicos e com a assessoria da hemodiálise, e vimos o que pode ser feito pelos pacientes da UTI, tendo a máquina e as cadeiras aqui, é preciso comprar o aparelho de Osmose portátil para estabelecer duas máquinas, assim a gente consegue colocar duas máquinas pra funcionar dentro da UTI”, disse a diretora. Rogéria informou que Fundação já contratou um médico nefrologista, uma enfermeira e um técnico para atenderem aos pacientes na hemodiálise. Instalação de 10 máquinas: Foram adquiridas 10 máquinas para hemodiálise e dez cadeiras no valor total de R$ 1,6 milhão. As máquinas e as cadeiras foram adquiridas na gestão passada, a cerca de quatro meses, porém não foram instaladas na Fundação Hospitalar, e ainda deve entrar em funcionamento só no mês de outubro próximo. Comissão de saúde: O presidente da comissão de saúde da Câmara Municipal, o vereador Jovenaldo Francisco dos Santos (MDB), informou ao Hora da Notícia que a comissão esteve fazendo vistoria nos equipamentos adquiridos para ser instalados no “Centro de Hemodiálise” que se encontram guardados em uma sala no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Os membros da comissão estiveram na Fundação e foram informados que precisa ser realizadas adequações no projeto para instalação das máquinas. O vereador disse ainda que as cadeiras para hemodiálise não foram instaladas no CTI em virtude da necessidade de adquirir o aparelho de Osmose portátil. O vereador informou ainda que o centro de hemodiálise deverá atender pacientes da região.
Repasse, contratações de pessoal:
A Fundação recebe repasse de verbas da prefeitura de Costa Rica no valor de até 1.0159 ao mês, esse valor é para manter as UTIs e os leitos clínicos, de acordo com a diretora.
Ela informou que a instituição contratou uma assistente social e uma psicóloga que vão trabalhar no acolhimento das famílias e passar informações (boletins) de pacientes internados para familiares. A diretora esclareceu que a psicóloga vai atender os profissionais de saúde e famílias de pacientes de Covid-19
A Instituição conta com 64 leitos, sendo 10 leitos de UTI e mais 20 leitos clínicos que atende exclusivamente pessoas com Covid-19.
|