Diretora Lilian Cristina Dias
A entrega de Kits com alimentos para pais de alunos matriculados nas escolas municipais de Costa Rica/MS continua. Nesta quinta-feira (29) de abril foi á vez da escola Municipal Vale do Amanhecer onde 656 alunos estão matriculados de acordo com a diretora, professora Lilian Cristina Dias. Ela informou ao Hora da Notícia que os alunos estão divididos da pré-escola até o nono ano e outras três turmas de período integral.
“O balanço é positivo nesse período de pandemia, os professores estão á disposição dos pais e dos alunos na escola presencialmente, temos devolutivas muito boa, temos alunos que tem dificuldades, eles frequentam a escola e recebem o apoio de professores que faz acompanhamento de cerca de 1h30 com os alunos que buscam por reforço”, disse a diretora.
Ela destacou ainda que em relação ao aprendizado à percepção é que os alunos conseguem realizar as atividades propostas, “está próxima de 80% na realização das atividades propostas pelos professoras”, disse.
O maior obstáculo de acordo com a diretora Lilian é o fato de os alunos não ter a disposição computadores ou telefones celulares para acompanhar as aulas a distância: “a internet” e o maior problema, sabemos que têm famílias que tem cinco filhos e somente um aparelho de telefone celular para estudar, por isso enviamos apostila para cada aluno”.
Alunos do primeiro ano estão desenvolvendo trabalhos com muita desenvoltura com o acompanhamento dos professores destacando temas ligados ao aniversário de emancipação político administrativo do Município que será comemorado no dia 12 próximo.São poesias, desenhos, parodias que ajudam do desenvolvimento intelectual.
Na manhã de hoje (29) a diretora adiantou para Hora da Noticia que 70% dos pais já haviam retirado o kit alimentação assim como os materiais escolares dos filhos.
Lilian contou que se formou uma rede de apoio com os educadores: “estão trabalhando juntos para alcançarmos os objetivos, os professores se descobriram muito criativos, estamos trabalhado muito com escalas, nos diretores fizemos cursos de gestão escolar, aprendemos bastante”, foi gratificante concluiu a educadora.
Já na escola municipal Joaquim Faustino Rosa os professores se desdobram para atender aos 549 alunos matriculados e incorporam as novas tecnologias via internet no dia a dia do ensino a distancia. A diretora, professora Delzeir Maria da Silva contou ao Hora da Notícia no último dia 28 de abril durante a entrega de Kits alimentação que a pandemia alterou a dinâmica das escolas, “estamos realizando atividades a distância desde meados de março de 2020, os professores tiveram que lidar não apenas com o estresse do momento, mas também com o uso de novas tecnologias de ensino a distância, os horários são os mesmos de antes da pandemia”.
De acordo com a professora há mais trabalho os professores precisam preparar aulas em outro formato, “cada vez mais nos adequamos melhor ao novo modelo, assim como para os pais de alunos, as dificuldade são enormes”, disse a diretora.
Os professores tiveram que se reinventar, além de fazer uso da internet como ferramenta, se utilizam também do telefone celular através do WhatsApp criando grupos de conversas, “são tecnologias que estão sendo muito utilizadas”.
A diretora contou ao Hora da Notícia que as famílias que não dispõem de internet recebem as atividades impressa para os alunos desenvolverem os conteúdos com o auxílio dos pais, “eles contam com a orientação do professor via telefone”, disse.
Alimentos que compõe o KIT:
5 kg de arroz, 1 kg de feijão, 1 litro de óleo, 1 kg de batata, 2 kg de carne moída, 500 gramas de mandioca, 6 sachês de mel, 1 pacote de biscoito, 4 pães e 1 litro de leite. Já para os alunos da Educação Infantil o kit é composto por 5 kg de arroz, 1 kg de trigo, 1 litro de óleo, 1 kg de batata, 2 kg de carne moída, 1 kg de cenoura, 1 kg de beterraba, 4 pães e 1 litro de leite.
|