www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
04/05/2021 - 06:26
Centro de Hemodiálise começa a funcionar em Costa Rica em setembro de acordo com o prefeito Cleverson
Foto: Reprodução
Hora da Notícia
Os pacientes que depende da máquina de hemodiálise (máquinas de diálise) que funciona como rim artificial aguardam com ansiedade o funcionamento do “Centro de Hemodiálise” em Costa Rica/MS. O prefeito Cleverson Alves dos Santos, (PP) informou no último dia 30 de abril durante sua fala na rádio Cidade que o Centro começa a funcionar no mês de setembro próximo na Fundação Hospitalar em um prédio que será construído no estacionamento.    
 
São nove pessoas com idade entre 32 e 71 anos que enfrentam uma verdadeira maratona, viajam cerca de cerca 560 km (ida e volta) três vezes na senama até a cidade de Paranaíba/MS, onde permanece aproximadamente quatro horas presa á máquina filtrando o sangue.  
 
Dez maquinas de hemodiálise e dez cadeiras foram adquiridas pela prefeitura no valor total de R$ 1,6 milhão, de acordo com o prefeito os recursos foram repassados pelo governo federal. Os equipamentos foram adquiridos na gestão passadas, à cerca de quatro meses, porém não foram instaladas na Fundação Hospitalar.  
 
A diretora da Fundação Hospitalar, Rogéria Eiks Paes Barbosa informou ao Hora da Notícia que entrou em contato com o engenheiro responsável pela planta (projeto) para edificar a obra no novo local onde serão instaladas as máquinas e ele estipulou 45 dias para atualizar o projeto. Segundo a diretoria será preciso de mais 20 dias de prazo para a Vigilância Sanitária autorizar o inicio da construção do prédio. A obra está orçada em R$ 500 mil.  
 
Rogéria informou que já foi contrato um médico nefrologista, uma enfermeira e um técnico para atenderem aos pacientes na hemodiálise.  
 
Repasse, contratações de pessoal:   
 
A Fundação recebe repasse de verbas da prefeitura de Costa Rica no valor de até 1.0157,00 ao mês, esse valor é para manter as UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e os leitos clínicos, de acordo com a diretora. 
 
Ela informou ainda que a instituição contratou uma assistente social e uma psicóloga que vão trabalhar no acolhimento das famílias e passar informações (boletins) de pacientes internados para familiares. A diretora esclareceu que a psicóloga vai atender os profissionais de saúde e famílias de pacientes de Covid-19     
 
A Instituição conta com 64 leitos, sendo 10 leitos de UTI e mais 20 leitos clínicos que atende exclusivamente pessoas com Covid-19. 
 
Comissão de saúde: 
 
O presidente da comissão de saúde da Câmara Municipal, o vereador Jovenaldo Francisco dos Santos (PL), informou ao Hora da Notícia que a comissão esteve realizando vistoria nos equipamentos adquiridos que se encontram guardados em uma sala no CRAS (Centro de Referencia da Assistência Social). 
 
Os membros da comissão estiveram na FHCR – Fundação Hospitalar de Costa Rica e foram informados que precisa ser realizadas adequações no projeto para instalação das máquinas.   
 
O vereador informou ainda que o centro deverá atender pacientes de Costa Rica, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Figueirão, Alcinópolis, Chapadão do Céu-(GO) e Alto Taquari, (MT) esses municípios concentram 32 pacientes.   


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS