Os pacientes que depende da máquina de hemodiálise (máquinas de diálise) que funciona como rim artificial aguardam com ansiedade o funcionamento do “Centro de Hemodiálise” em Costa Rica/MS. O prefeito Cleverson Alves dos Santos, (PP) informou no último dia 30 de abril durante sua fala na rádio Cidade que o Centro começa a funcionar no mês de setembro próximo na Fundação Hospitalar em um prédio que será construído no estacionamento.
São nove pessoas com idade entre 32 e 71 anos que enfrentam uma verdadeira maratona, viajam cerca de cerca 560 km (ida e volta) três vezes na senama até a cidade de Paranaíba/MS, onde permanece aproximadamente quatro horas presa á máquina filtrando o sangue.
Dez maquinas de hemodiálise e dez cadeiras foram adquiridas pela prefeitura no valor total de R$ 1,6 milhão, de acordo com o prefeito os recursos foram repassados pelo governo federal. Os equipamentos foram adquiridos na gestão passadas, à cerca de quatro meses, porém não foram instaladas na Fundação Hospitalar.
A diretora da Fundação Hospitalar, Rogéria Eiks Paes Barbosa informou ao Hora da Notícia que entrou em contato com o engenheiro responsável pela planta (projeto) para edificar a obra no novo local onde serão instaladas as máquinas e ele estipulou 45 dias para atualizar o projeto. Segundo a diretoria será preciso de mais 20 dias de prazo para a Vigilância Sanitária autorizar o inicio da construção do prédio. A obra está orçada em R$ 500 mil.
Rogéria informou que já foi contrato um médico nefrologista, uma enfermeira e um técnico para atenderem aos pacientes na hemodiálise.
Repasse, contratações de pessoal:
A Fundação recebe repasse de verbas da prefeitura de Costa Rica no valor de até 1.0157,00 ao mês, esse valor é para manter as UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e os leitos clínicos, de acordo com a diretora.
Ela informou ainda que a instituição contratou uma assistente social e uma psicóloga que vão trabalhar no acolhimento das famílias e passar informações (boletins) de pacientes internados para familiares. A diretora esclareceu que a psicóloga vai atender os profissionais de saúde e famílias de pacientes de Covid-19
A Instituição conta com 64 leitos, sendo 10 leitos de UTI e mais 20 leitos clínicos que atende exclusivamente pessoas com Covid-19.
Comissão de saúde:
O presidente da comissão de saúde da Câmara Municipal, o vereador Jovenaldo Francisco dos Santos (PL), informou ao Hora da Notícia que a comissão esteve realizando vistoria nos equipamentos adquiridos que se encontram guardados em uma sala no CRAS (Centro de Referencia da Assistência Social).
Os membros da comissão estiveram na FHCR – Fundação Hospitalar de Costa Rica e foram informados que precisa ser realizadas adequações no projeto para instalação das máquinas.
O vereador informou ainda que o centro deverá atender pacientes de Costa Rica, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Figueirão, Alcinópolis, Chapadão do Céu-(GO) e Alto Taquari, (MT) esses municípios concentram 32 pacientes.
|