Após reunião do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, o comitê encaminhou ao prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, e ao secretário municipal de Saúde, Jesus Baird, com recomendações sobre às ações que o governo deve tomar com relação ao enfrentamento da pandemia do Covid-19.
Segundo o presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara, Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia, o Comitê se reúne semanalmente ou quinzenalmente, sempre às terças-feiras, às 16h, para elaborar medidas para conter o vírus.
“O comitê de crise se reúne com os membros, pessoas essas voluntárias, onde discutimos vários assuntos e medidas para o enfrentamento da pandemia. No consenso todos concordaram em recomendar as autoridades para continuarmos mantendo o distanciamento social, e obedecer às orientações da vigilância sanitária. Só Deus sabe o que as pessoas que enfrentam a morte de frente, todos os dias, estão passando. Estamos acompanhando de perto todas as ações da saúde”, contou Juvenal.
Conforme consta no documento enviado, o comitê solicita o fechamento imediato da Unidade Sentinela, conhecida popularmente como “Covidário” e estruturada ao lado do ESF – Estratégia de Saúde da Família – Central, em vista às inúmeras reuniões realizadas por este Comitê.
Durante a reunião na última terça-feira (27), a recomendação da mudança foi baseada no insucesso das unidades sentinelas nas cidades nas quais elas foram instaladas, entre outros motivos, por concentrar os atendimentos em um só lugar e com isso aumentar os riscos de novas transmissões na própria unidade.
Outra recomendação foi a priorização das ações de descentralização do atendimento dos pacientes com suspeita de Covid-19, o que já está sendo feito por meio dos atendimentos nos postos de saúde, mas com nova recomendação para o Governo Municipal também estender o horário de funcionamento de uma unidade de saúde da família até às 23h (vinte e três horas) a cada dia da semana, em um sistema de rodízio, por meio do qual a cada dia da semana um posto de saúde da cidade fica aberto no horário estendido.
Por fim, o comitê também recomendou a priorização da realização dos exames RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 em Costa Rica, em substituição aos testes rápidos, já que os primeiros são mais eficazes e, quando feitos na janela de tempo correta (até o 12º dia de contaminação), o exame tem alto grau de confiabilidade, acima de 90% (noventa por cento), e dificilmente apresenta um resultado falso positivo, em detrimento dos testes rápidos cuja confiabilidade do resultado varia muito, podendo apresentar alta taxa de falso negativo e com isso contribuir para a circulação de pessoas contaminadas e aumentar a taxa de transmissão do vírus.
O vice-presidente da Comissão Permanente de Saúde, Ailton Martins de Amorim (MDB), reforçou que todas as medidas citadas são necessárias, e o cumprimento das mesas vão contribuir para a diminuição dos casos no município.
“Estamos ouvindo as sugestões das pessoas que estão na linha de frente do Covid-19, e destas reuniões traçamos as medidas que vão ajudar no enfrentamento da pandemia”, finalizou Ailton.
A recomendação n°02 foi encaminhada ao prefeito, ao secretário municipal de Saúde, à coordenadora da Vigilância Municipal em Saúde e ao Ministério Público Estadual.
Compareceram a Reunião, o Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Juvenal da Farmácia, o vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Ailton Amorim, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roney Hauck Rodrigues, coordenadora da Vigilância Municipal em Saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, Representante dos Médicos da Linha de Frente, Vanessa Piovesan De Freitas Assunção, Presidente da Fundação Hospitalar de Costa Rica, José Alcides Simplício, representante do Secretário Municipal de Saúde, Dayana Sara Rodrigues Lopes e a representante da Secretaria de Estado de Saúde, Adriana Maura Maset Tobal.
Informações:
Cassiane Mews/ Assessora de Comunicação da Câmara de Costa Rica-MS
|