www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
05/05/2021 - 07:35
Isentos de taxa, pequenos produtores rurais de Costa Rica começam a aderir ao SIMC-Cointa e poderão comercializar na região norte
Foto: Reprodução
Comercializar produtos de forma legalizada, com selo de inspeção municipal e sem taxas de adesão ao serviço já é uma realidade para pequenos produtores rurais de Costa Rica. Na manhã desta terça-feira (4) o vice-prefeito, Roni Cota, recebeu a equipe técnica do SIMC (Selo de Inspeção Municipal Consorciado) executado pelo Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari).
 
O objeto da ação é expandir o comercio costarriquense, ampliar as fronteiras para que os produtores possam comercializar os produtos com qualidade devidamente inspecionados conforme a legislação, fomentando a geração de emprego e renda.
 
Acompanhado da secretária Municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Suelen Guimaraes Furquim, do subsecretário da pasta, Fernando Barbosa Martins, do o coordenador do Serviço de Inspeção de produtos de origem animal executado pelo Cointa, Rafael Rezende, do subcoordenador do COINTA, biólogo e mestre em saneamento ambiental e de recursos hídricos, Cleiton Oliveira dos Santos, e da médica veterinária, Marge Vieira Martins da Silva de Carvalho, o vice-prefeito esteve no Laticínios Maria, que agora passa a contar com o selo do SIMC-Cointa podendo comercializar seus produtos por toda região norte. 
 
Conforme, está sendo realizado o processo de migração dos estabelecimentos do Serviço de Inspeção Municipal de Costa Rica para o Serviço de Inspeção Municipal executado pelo Cointa, que amplia a possibilidade de comercialização dos produtos de origem animal para uma população de 170 mil habitantes, que é a somatória populacional dos 13 municípios que integram o consorcio.
 
Segundo o coordenador o processo de registro é simples e prático. “As pessoas acreditam que o empecilho é o custo financeiro da migração, entretanto o Município de Costa Rica está isentando todos os produtores para o pagamento de qualquer taxa para a adesão do serviço. O produtor que ainda não aderiu ao SIMC- Cointa, pode procurar a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento e dar entrada no processo de registro de forma prática, rápida e simples. Todo o serviço de inspeção está à disposição para realizar esta migração” destacou Rezende.
 
Para Roni Cota a parceria do Município com o Cointa vai de encontro com o anseio de centenas de pequenos produtores rurais costarriquenses. “Esse modelo de gestão associada, permite que o consórcio desenvolva os serviços de inspeção de produtos de origem animal e consequentemente conceda a ampliação de circulação de mercadorias das agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados para todo o território dos municípios consorciado. Essa legalização, com isenção de taxas, é um desejo antigo dos nossos produtores que agora se torna realidade” concluiu o vice-prefeito.
 
Atualmente 13 municípios integram o consórcio: Alcinópolis, Bandeirantes, Figueirão, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste, Sonora, Rio Verde de MT, Rio Negro e Corguinho. A presidência do COINTA é do prefeito de Sonora, Enelton Ramos da Silva e o atual vice-presidente é o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos.
 
O COINTA é o primeiro consórcio intermunicipal do Estado de Mato Grosso do Sul, criado em 4 de junho de 1997, direcionado para a gestão compartilhada e integrada por bacia hidrográfica na busca de um modelo de desenvolvimento sustentável para a região.
 
Assessoria de Comunicação
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS