Marcia Alves, Fabi Rosa
Encerrou na última quinta-feira (06) de maio o 1º curso de bolos, pães, roscas que levou conhecimento e independência às mulheres de Costa Rica/MS. O curso despertou o olhar das donas de casa, é uma iniciativa da primeira-dama Gilmarcia Silva Pereira Alves, a professora Márcia e sua equipe que trabalham no sentido de oferecer qualidade de vida e independência financeira para as mulheres. O curso foi realizado em parceira com o CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), “sem a parceria com CAPS não faríamos o curso”.
O curso contou com 40 participantes e aconteceu nos dias de 03 a 06 de maio nas escolas municipais Vale do Amanhecer, e Joaquim Faustino Rosa, com o apoio das instrutoras, Adriana Fraga e Marineuza Freire Ruas. Elas ensinaram técnicas e formas para ter um bolo de qualidade e assim as participantes ganharem mercado. Foram feitos cerca de 60 bolos, assim como Paes e roscas. Toda a produção será entregue nesta sexta-feira (07) para mães carentes na cidade.
Os cursos e uma forma simples, eficaz e imediata de gerar renda familiar, disse a primeira-dama: “através dos cursos podemos gerar renda, a maioria de vocês estão em casa e não podem trabalhar, mas isso não significa que não pode gerar renda dentro de casa, sabemos que as crianças estão em casa”.
Ela agradeceu as instrutoras e a equipe de trabalho, “só tenho a agradecer e cada pão, bolo que vocês fizeram, que Deus possa estar abençoando, gratidão enorme tenho por vocês”.
O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, (PP) participou do encerramento e entregou os certificados de conclusão do curso e disse ao Hora da Notícia: “o curso também é uma oportunidade de preparação para o mercado de trabalho, proporciona bem-estar, não quero só dar cestas básica, daremos sim se necessário, estamos fazendo projetos que dê oportunidades para todos”. O prefeito agradeceu a participação de todas as mulheres no projeto.
A Secretária Municipal de Assistência Social, professora Evair Gomes Nogueira, agradeceu o prefeito e destacou que ele não mede esforços para atender da melhor forma possível a população, “tenho certeza de que este curso servirá para quem pretende fazer bolos em casa, para os familiares, mas também para quem pretende se qualificar para o mercado de trabalho”. A professora entregou uma lembra que foi sorteada entre as mães.
A empresária e voluntaria Fabiana Rosa, (Fabi) informou que o FAC (Fundo de Apoio à Comunidade) não foi instituído no Município, mas que já foram realizadas varias ações, “não recebemos recurso públicos, para acontecer o que aconteceu aqui”. O FAC é um projeto que visa ajudar as pessoas mais carentes e incentivar iniciativas como essa realizada.
“Foi uma experiência única, estou emocionada foi maravilhoso contei minha história de vida, isso motivou, trocamos experiência passamos quatro dias muito gratificante, espero que as pessoas se tornem empreendedoras e ampliem o conhecimento adquirido”, disse a instrutora Adriana.
Já a instrutora Marineuza destacou que as alunas aprenderam muito: “agora precisam praticar o que passei para elas, agora é para se aperfeiçoarem, foi uma experiência maravilhosa, incentivar essas mulheres para que elas tenham a oportunidade de agregar uma fonte de renda extra”, concluiu.
“È um investimento, uma oportunidade de ganhar mais, uma renda nessa pandemia, aprendemos muitas técnicas. Foi maravilhoso, o curso deu dicas de como se prepara um bolo, um pão, disse Suzi Lopes que participou do curso.
Marli da Silva Almeida, 46 anos disse ao Hora da Notícia, “amo fazer bolo, mas pouco sabia, quero me aperfeiçoar, quero oportunidade para fazer um estágio, para aprender cada dia mais, amei o curso. Ela é funcionaria da usina Ativo.
|