O curso de Bolos realizado pela primeira-dama em parceira com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) nos dias de 03 a 06 de maio último contou com a participação de pessoas atendidas pela instituição. A coordenadora do CAPS, Roberta Rodrigues Butzhy Andrade destacou a importância da iniciativa: “o curso foi importante para desenvolver autoconhecimento, valorização pessoal e também proporcionar geração de renda”, disse ao Hora da Notícia.
“O objetivo é a reinserção dos pacientes na sociedade, essa parceria proporcionou interação com outras pessoas, foi libertador esse contato, eu posso, eu consigo”, disse a coordenadora. Ela destacou que foi uma alegria a promoção da ação de iniciativa da primeira-dama.
Roberta informou ao Hora da Notícia, que o CAPS atende cerca de 800 usuários, sendo 300 que precisam de tratamento multidisciplinar. Ela ressaltou que a instituição está estruturada com equipes de psicólogos, terapeuta ocupacional, enfermeira, psiquiatra, artesão, oficina ocupacional e grupos de psicoterapia. Ela informou ainda que os pacientes são acolhidos diariamente na instituição e é oferecido alimentação.
Adair Ribeiro Menezes Borges, 56 anos bancaria aposentada participou do curso para aprender a fazer bolos. Ela é assistida do CAPS, “sempre trabalhei, sempre comprei tudo pronto e agora estou tendo a oportunidade de quando o dia termina estou cansada, mas louca pra chegar o outro dia para frequentar o curso”. Agradeço a Deus, aos profissionais da instituição, cada pessoa que nos acompanhou, Lais, Roberta, Juliana e aos demais que passaram aqui em especial a querida Adrianinha, disse.
“É uma felicidade enorme para nós conseguirmos restaurar o orgulho e a auto-estima das pessoas”, disse Juliana Oliveira Dias Corrêa Terapeuta Ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial.
O CAPS está localizado na Rua Iza Carvalho de Souza, nº 477 no bairro Ramez Tebet.
Objetivo Caps:
O objetivo do CAPS é dar suporte para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade em Costa Rica, incentivar instituições, empresas da iniciativa privada e pessoas físicas a desenvolverem atividades sociais que proporcionem melhor qualidade de vida.
|