O Costa Rica Esporte Clube – CREC, alcançou uma campanha inédita no futebol profissional de Costa Rica-MS. No último dia 20 de maio, o time conquistou o título de Campeão Sul-Mato-Grossense em cima do Operário de Campo Grande, o primeiro título do clube fundado em 2004. O Costa Rica representará o estado na Copa Verde, Campeonato Brasileiro da Série D e na Copa do Brasil de 2022.
A competição chegou ao final neste domingo (23), na décima e última rodada do hexagonal final, o campeão Costa Rica fez a festa em casa durante a entrega do troféu.
A equipe encerrou sua participação no Estadual com vitória, ao bater o União/ABC por 2 a 0. Na capital, o Dourados venceu o Operário por 4 a 2 e ficou com o vice-campeonato. A competição teve como principal fomentador o Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
A Cobra do Norte fecha a competição com a melhor campanha nas duas fases, com apenas uma derrota, defesa menos vazada (seis gols sofridos), além de dividir o melhor ataque com o Operário, com 35 gols. Para alcançar as vitórias, o time costa-riquense contou especialmente com o atacante Joãozinho, artilheiro isolado com 15 gols e goleador recordista nesta temporada brasileira, entre todos os campeonatos estaduais e regionais. Dentro de casa, a equipe do CREC não perdeu: de nove partidas, venceu oito e empatou uma. A conquista do estadual da Série A é a primeira do clube do interior de Mato Grosso do Sul, fundado em 2004.
Vestindo a camisa do CREC a três anos, com a melhor defesa da competição, o goleiro Rodolfo Fagundes, falou sobre a conquista.
“É um momento muito feliz poder gravar meu nome na História de Costa Rica. A emoção é grande trabalhamos muito para ter essa conquista, a cidade de Costa Rica merecia esse título. E concluiu “quando vim para Costa prometi que só sairia daqui quando fosse campeão agora minha promessa está paga”, destacou Rodolfo.
Marcando um golaço também, a Câmara Municipal de Vereadores também faz parte desta conquista. Em janeiro, os vereadores aprovaram o primeiro projeto de lei, do ano, o qual assegurava a participação da equipe CREC, na competição. Em maio, novamente foi garantido orçamento para a equipe, como contou o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica, Averaldo Barbosa da Costa (MDB).
“Quero inicialmente dar os parabéns a todos os jogadores. Gostaria antes de fazer uma retrospectiva e dizer para a população que o primeiro projeto aprovado pela câmara foi o repasse para o CREC, a Câmara sempre acreditou que um dia seriamos campeãos. Agradeço a todos os vereadores, que com uma votação unanime fez com que o CREC participasse do campeonato, pois como todos sabemos o CREC é uma instituição particular, mas que sem o recurso do município ele não conseguiria sozinho. E hoje em nome do prefeito Cleverson e de todos os vereadores, fazemos uma homenagem ao nosso companheiro Antônio Rodrigues, que nos deixou vítima do Covid-19 e que sempre apoiou o esporte, dedicamos esse título. Quero mais uma vez agradecer a todos os jogadores que nos fizeram ter o prazer desta festa. Costa Rica agora faz parte o cenário nacional do futebol. E aproveitando, faço uma referência ao Luiz Yamashita, que lá atras acreditou que um dia seriamos campeão. A toda população, nosso muito obrigado”, falou Averaldo.
A solenidade de entrega da taça realizada no Estádio Laerte Paes Coelho (Laertão) com a participação do prefeito Cleverson Alves dos Santos, os vereadores 2° secretário Ailton Amorim (MDB), Adair Tiago (PSDB), Rosângela Marçal (PL), o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda e demais autoridades locais.
Com informações de Lucas Castro (Fundesporte)
Cassiane Mews
|