Com o objetivo de orientar e buscar soluções para consumidores com endividamento e superendividamento, a Superintendência para Orientação Defesa do Consumidor – Procon/MS, vai reforçar os trabalhos do órgão em Costa Rica. Para firmar esta parceria, através do Nupaces (Núcleo de Atendimento ao Consumidor Endividado/Superendividado ) nesta quarta-feira (23) o coordenador do Procon de Costa Rica, Walder de Freitas, esteve reunido com o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão.
Na oportunidade, o coordenador obteve do superintendente estadual a afirmação de que será dado todo o respaldo possível, o que poderá ocorrer, também, em relação a outros procons no Estado, em auxílio aos consumidores que, via de regra, não têm encontrado saída, vendo suas demandas agravadas levando-se em consideração que a pandemia causada pela Covid-19, que entre outras coisas, tem reduzido ou retirado as possibilidades de rendimentos dos trabalhadores.
“Com a constatação do endividamento e superendividamento de consumidores costarriquenses, fomos em busca de firmar essa parceria com o Procon Estadual visando o apoio no encaminhamento de soluções”, destacou Walter.
O Procon Estadual deverá promover, além de capacitação de pessoal para orientação dos consumidores, a liberação de cartilhas contendo o passo a passo para cada situação após a constatação de endividamento ou superendividamento, de forma que o consumidor possa se programar para superar o problema e planejar suas despesas evitando, assim, retornar ao rol dos que não conseguem quitar seus compromissos.
Nupaces
Endividamento e superendividamento de consumidores vem se tornando preocupação e dificultando cada vez mais a vida de um elevado número de consumidores em todas as regiões do País e em Mato Grosso do Sul não é diferente.
O encaminhamento de soluções para esse problema por meio de orientações às pessoas que, de alguma forma, deixaram de ter o controle de sua situação financeira é constante no Procon/MS, órgão integrante da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho).
Nesse sentido foi criado, na estrutura do Procon Estadual, o Nupaces (Núcleo de Atendimento ao Consumidor Endividado/Superendividado) cujo número de pessoas atendidas, aproximadamente 1.500, que tiveram suas demandas e caminhadas e solucionadas na sua maioria, é bastante significativo. Diante da experiência já adquirida, o órgão estadual de defesa do consumidor vem repassando a similares nos municípios a forma de orientar as pessoas envolvidas nesse tipo de problema.
(Com informações do Procon/MS)
|