O único caminho para vencer a pandemia da Covid-19 é a vacina. Esse é o entendimento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). E é com essa seriedade, responsabilidade, atenção às orientações da ciência e respeito à vida dos sul-mato-grossenses que a Casa de Leis tem trabalhado desde o início da pandemia. O conjunto dessas ações está reunido no informativo "ALEMS no combate ao coronavirus", que chega à sétima edição.
"O que vai resolver o problema da Covid no país é a vacina", enfatizou, no informativo, o deputado Paulo Corrêa, presidente da Casa de Leis. Consciente da necessidade e importância das medidas de prevenção, o parlamentar alerta para comportamentos de descaso à doença. "As pessoas têm que entender que esta é uma doença muito séria. Parem de aglomerar, usem álcool em gel, sigam as instruções da ciência", afirma.
Na publicação, são informadas as diversas ações dos deputados para enfrentar a pandemia e seus impactos. Entre essas ações, está a aprovação da prorrogação ou do reconhecimento do estado de calamidade pública em 24 municípios, medida importante para os prefeitos destinarem recursos às ações emergenciais sem o descumprimento da Lei Complementar 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O informativo mostra, ainda, que estão tramitando 27 projetos de lei com disposições que visam contemplar necessidades da população em geral e de grupos específicos, com atenção à parcela populacional mais vulnerável na pandemia. Também foram aprovados, segundo informa a publicação, 17 leis no total para enfrentar o coronavírus. Apenas neste ano, foram sancionadas cinco leis. O informativo lista links de todos os projetos e leis, permitindo o acesso desses documentos na íntegra.
O deputado Cabo Almi, falecido no dia 24 de maio deste ano em decorrência de complicações pela Covid-19, é homenageado nesta edição do informativo. “Eu estou ansioso pela minha vacinação, já estou cadastrado, sou do próximo grupo dos com mais de 50 anos e não vejo a hora de retornar à normalidade do que faço há mais de 20 anos, que é atender a sociedade como representante do povo de Mato Grosso do Sul”, disse o parlamentar em um de seus últimos discursos, conforme rememora a publicação.
Por: Osvaldo Júnior
|