www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
18/08/2021 - 10:39
Câmara aprova projeto que institui a Campanha e o Código Sinal Vermelho em Costa Rica
Como medidas de ajuda à mulher vítima de violência doméstica e familiar, a Câmara Municipal Vereadores de Costa Rica aprovou nesta segunda-feira (16), o projeto de lei n° 450 de autoria do vereador-presidente Averaldo Barbosa da Costa (MDB), da vice-presidente Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, a prof. Me. Manuelina (MDB), do 1° secretário Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PL), do 2° secretário Ailton Martins de Amorim (MDB) e do vereador Everaldo Pereira dos Santos (PSD), que institui no município o Código Sinal Vermelho e a Campanha Sinal Vermelho.
 
O Código Sinal Vermelho constitui forma de pedido de socorro e ajuda, pelo qual a vítima pode dizer a quem atende-la em qualquer estabelecimento comercial ou repartição pública a frase "sinal vermelho", ou sinalizar e efetivar o pedido de socorro e ajuda expondo a mão com uma marca no centro, na forma de um "X", feita com caneta, batom ou outro material acessível, preferencialmente na cor vermelha, a ser mostrada com a mão aberta, para clara comunicação do pedido.
 
Ao explicar a iniciativa a professora Me. Manuelina lembrou que recentemente o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.188, de 2021, que cria o programa Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica e Familiar. O texto também inclui no Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940) o crime de violência psicológica contra a mulher.
 
“Precisamos instituir o código sinal vermelho no município com uma forma de contribuir no combate à violência doméstica, psicológica e familiar. Com o apoio de toda a sociedade civil, fazer com que esse meio de denúncia chegue aos órgãos de proteção”, explicou Manuelina.
 
Conforme o projeto, o protocolo básico e mínimo do Código Sinal Vermelho consiste em que, ao identificar o pedido de socorro e ajuda, por meio da visualização da marca, ou ao ouvir o código "sinal vermelho", a pessoa a quem foi feito o pedido de socorro comunique imediatamente a autoridade policial, informando os dados de identificação da vítima (nome, telefone, endereço etc.)
 
Também autor do projeto o presidente da Casa de Leis, Averaldo Barbosa, contribuiu com a discussão da matéria.
 
“É de suma importância que essa Lei não vire ‘mais uma letra morta’. Que o município promova campanhas publicitárias e que elas cheguem a essas mulheres que precisam de ajuda. Este parlamento tem sido parceiro no combate a violência a mulher, em 2019 criamos e aprovamos a Lei que proíbe os condenados pela Lei Maria da Penha de serem nomeados em cargos públicos na Prefeitura, no Legislativo e no SAAE, esse é mais um passo para o fim da violência”, disse Averaldo.
 
Por fim, o Poder Executivo poderá promover ações para a integração e cooperação com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, órgãos de segurança pública, entidades privadas e estabelecimentos comerciais em geral, para a promoção e realização das medidas previstas nesta Lei.
 
A Campanha Sinal Vermelho será realizada pelo Poder Executivo anualmente, durante o mês de agosto. O projeto de lei n° 450, foi votado e aprovado por unanimidade, em discussão única durante a 22ª sessão da Câmara e segue para a sanção do prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos.
 
Informações:
 
Cassiane Mews – Assessora de Comunicação
 
Fabrizzio Carrijo – Publicitário
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS