O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e o secretário de Infraestrutura do Governo do Estado, Eduardo Riedel, participaram da cerimônia de Inauguração do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) realizada com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, nesta quinta-feira (19), no Palácio Tiradentes, em Campo Grande.
“Estamos aqui, no Centro Integrado de Operações de Segurança, é uma das 4 salas do Brasil desse porte, dessa natureza de tecnologia, que vai apoiar muito a tomada de decisão, em qualquer área”, reforçou Riedel.
Com investimentos de R$ 3,5 milhões, além de integrar Mato Grosso do Sul com o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICC-N), em Brasília, a estrutura será utilizada para o desenvolvimento de atividades de apoio operacional e técnico, dando suporte ao policiamento preventivo.
Da nova estrutura, que inclui salas de comando e controle, de gerenciamento de crises, de treinamento, apoio administrativo e de diretores, será possível comandar operações não só na capital, mas em todos os municípios do estado, bem como integrar Mato Grosso do Sul com as operações em nível nacional.
“Continuamos com uma capacidade de trabalho aumentada e isso tem feito a diferença para Mato Grosso do Sul, com a melhora do índice de segurança pública ano após ano, trabalhando com eficiência e inteligência”, acrescentou Riedel.
As obras do CICC-R tiveram início no mês de fevereiro deste ano e a previsão do Governo do Estado é inaugurar o Centro já nas próximas semanas. Os investimentos são do Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça, com contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul.
"É um Centro Integrado de Inteligência extremamente importante, que liga Mato Grosso do Sul e o Centro-Oeste a todas regiões do País, fazendo uma verdadeira integração da inteligência e operações, possibilitando resultado muito mais eficaz contra o crime organizado. O Mato Grosso do Sul é extremamente importante nesse contexto da segurança nacional, pois tem uma grande fronteira com dois países muito importantes para o Brasil", destacou o ministro Anderson Mendonça.
Inaugurada pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo ministro da Justiça, a unidade de segurança vai conectar o trabalho policial do Centro-Oeste com as outras regiões do Brasil. "Esse núcleo de inteligência vai dar resultado para o País. Está em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, por uma questão
estratégica. Somos o estado com maior fronteira com a Bolívia e o Paraguai e vivenciamos problemas de contrabando, narcotráfico e descaminho. Então, essa inteligência favorece o Brasil", concluiu Azambuja.
O presídio Gameleira é uma grande iniciativa de segurança pública e tem uma efetividade muito grande, no combate ao tráfico, principalmente, internacional, e a população carcerária tem aumentado muito, então é importante essa iniciativa.
Assessoria
|