Com o objetivo de propor um ambiente acolhedor e diferenciado dos demais atendimentos, possibilitando que a escuta à vítima seja realizada de forma mais humanizada e individualizada, os parlamentares Everaldo Pereira dos Santos (PSD) e Evaldo Paulino Garcia (PSD), promoveram indicação ao governo municipal para que implante a “Sala Lilás” na Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica-MS para o atendimento das vítimas de violência doméstica e familiar em Costa Rica.
No Brasil o mês de agosto é dedicado a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Agosto Lilás. Conforme o vereador Everaldo, infelizmente os casos de violência em Costa Rica tem aumentado, segundo dados levantados por ele na delegacia local, 70% dos boletins de ocorrência no município são de violência doméstica e familiar.
“Esse ano é marcado pela comemoração dos 15 anos da Lei Maria da Penha, um grande avanço na busca do combate à violência contra a mulher. E não podemos deixar que em pleno século 21 as mulheres sejam vítimas de violência, desta forma queremos contribuir proporcionando com a implantação desta “Sala Lilás” um atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica no âmbito familiar, com atendimento multidisciplinar em ambientes adequados e por profissionais devidamente capacitados para lidar com tais situações”, explicou o vereador.
Por considerar a importância da proposição, os demais vereadores aprovaram as indicação n° 238 durante a 22ª sessão da Câmara, no dia 16 de agosto, e segue para ser avaliada pelo Prefeito Municipal de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, ao Secretário Municipal de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, Uriel Carvalho De Oliveira e a Secretária Municipal de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira.
Informações:
Cassiane Mews – Assessora de Comunicação
|