A medalha foi alcançada em 11 de julho deste ano após a atleta fazer o percurso de 21 km em uma altimetria de 700 metros em 3h8min, numa competição com mais de 200 atletas participantes.
“Essa corrida de Sidrolândia foi um desafio, foi a primeira vez que eu fiz um longão com 700 metros de altimetria, é muito alto, e a gente teve que muitas vezes subir de gatão. Foi muito interessante, uma prova muito puxada. Chorei de emoção ao cruzar a faixa de chegada da corrida abraçada com a bandeira de Costa Rica. Uma mistura de dor, alívio, alegria, superação, senti tudo isso”, relembra ela.
A atleta conta com o incentivo das filhas Carolina e Rafaela, bem como do atleta iniciante Gabriel Fernando Lorenzon, de 20 anos, que também representou Costa Rica na categoria sub-23 de Sidrolândia e subiu ao pódio ao conquistar o bronze com 2h45min de prova. Segundo ela, a rotina se divide entre o trabalho como veterinária, a família e os treinos com parceiros de atletismo.
“Eles foram comigo, são o meu apoio, assim como o Município que me ajudou também, através da Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura. A gestão tem um olhar voltado para o atleta através do Projeto Forjando Campeões e pra nós é motivo de orgulho representar Costa Rica”, ressaltou Silvana.
Para ela a corrida significa vida e saúde. “Correr é uma paixão que desenvolvi alguns anos atrás. Comecei no intuito de emagrecer e ganhei em saúde mental e física, incluindo melhorias cardiovasculares e o ânimo. Eu não corro só para ganhar, mas sim para testar os meus limites, até onde eu posso ir e quanto mais eu corro, mais eu quero correr e mais eu quero desafiar a mim mesma”, explicou.
A atleta deixou uma dica para quem tem interesse de treinar. “Sedentarismo jamais, depois de um mês a corrida se torna um vício, essa velha máxima de ter preguiça hoje, amanhã acaba. Simplesmente seu corpo sente falta da atividade física. É um vício saudável”, ressalta Silvana.
No Brasil Brasil Ride realizado em Costa Rica em 2019, a atleta fez a prova de 16 km e ficou em terceiro lugar na sua modalidade. Ela também representou Costa Rica, numa prova de 5 km realizada em Chapadão do Sul e ficou em primeiro lugar no pódio.
Silvana já está pronta para os próximos desafios em Atibaia (SP) numa prova de 30 km; em Bonito (MS), numa prova de 21 km e em Botucatu (SP), numa prova de 31 km.
Desafio Centro-Oeste Brou Bruto de Trail Run e Ciclismo de Mountain Bike
Previsto para acontecer nos dias 2 e 3 de outubro em Costa Rica, o desafio Centro-Oeste Brou Bruto de Trail Run e Ciclismo de Mountain Bike continua com as inscrições abertas.
Considerado um dos maiores eventos outdoor do Brasil, a competição será realizada pelo Município de Costa Rica, através Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, com apoio da Câmara de Vereadores, da Federação MS de Ciclismo e da ACC (Associação Costarriquense de Ciclismo).
Conforme o projeto inicial, a arena da prova será erguida no Centro de Eventos Ramez Tebet, a partir de sexta-feira, 1º de outubro, onde os visitantes poderão prestigiar lojas, experimentar as delicias locais na praça de alimentação, levar as crianças para se divertirem e assistir aos shows que animarão o evento. O acesso à arena será completamente gratuito. As competições serão nas modalidades de corrida a pé em trilhas (Trail Run) nas distâncias 6km e 16km.
No domingo dia 03 de outubro será a vez das bikes, com as largadas às 9h para o percurso completo e reduzido explorando as belíssimas trilhas ao redor da cidade. Os principais atletas do Brasil nas modalidades estarão presentes nas competições.
Fonte:Assessoria de Comunicação